Há quase 30 anos, Alexandrina de Souza Dayrell despertou o interesse em realizar trabalhos voltados para terceiros, em uma época que pouco se falava de voluntariado. Ao abrir a pequena sala de estar da sua própria casa para ensinar Yoga, principalmente para idosas, ela começou uma história que ficou conhecida em todo o Brasil.
Dona Dochinha, como era conhecida, criou o Grupo Convivência e, através dele, realizou um importante trabalho com a terceira idade, ao estimular os participantes a interagirem, melhorar a alimentação e exercitarem adequadamente. Através disso, ela foi reconhecida por diversos prêmios, como o “Talentos da Maturidade” e “Gente que faz”, além de ter participado da assinatura do Estatuto do Idoso, junto ao ex-presidente Lula.
Esse histórico de luta e solidariedade será lembrado no dia 13 de novembro, quinta-feira, durante o evento de encerramento do UNIFEMM Solidário, projeto da instituição que realizou diversas ações de arrecadação e distribuição de produtos a entidades beneficentes.
Ao longo de 2014, os alunos do Centro Universitário se dividiram em 20 equipes para participar da gincana. Logo no primeiro dia da ação, foram arrecadados 190 quilos de alimento, além de quase 400 itens de higiene pessoal.
Durante o ano, outras três ações foram realizadas. Entre junho e julho, os participantes tiveram que conseguir voluntários para a doação de sangue, tanto para a Fundação Hemominas, quanto para a Agência Transfusional do Hospital Nossa Senhora das Graças. Já no mês de outubro, em parceria com o Shopping Sete Lagoas, foi a vez de arrecadar brinquedos para o Dia das Crianças, também distribuídos a entidades que atendem comunidades carentes.
Também em outubro, a partida entre Cruzeiro e Minas Tênis Clube trouxe um grande volume de arrecadação. Os ingressos para o clássico do vôlei mineiro, realizado no Ginásio UNIFEMM, foram trocados por doações de alimento, e arrecadou mais de 4.600 quilos de produtos, que foram distribuídos a 15 entidades de Sete Lagoas e região. Dentre elas estavam as APAE’s, Centros Espíritas, creches, lar de idosos, SERPAF, Vila Vicentina e Pastoral da Criança. No geral, foram arrecadadas mais de 310 cestas, com itens como feijão, arroz, açúcar, farinha de trigo e mandioca, óleo, macarrão, fubá, café, dentre outros.
O evento de encerramento, no dia 13 às 19h, terá não só a homenagem à Dona Dochinha, que faleceu no início de abril deste ano, mas também conhecer a equipe vencedora da Gincana do UNIFEMM Solidário. No total, foram 300 alunos distribuídas pelas equipes, sempre do mesmo curso.
O projeto surgiu em 2013, através da ideia de alguns estudantes de Direito, que queriam fazer um trabalho voluntário, mas foi abraçado também por alunos de diversos outros cursos. O objetivo, dentro da missão de responsabilidade social da instituição, é ajudar entidades beneficentes de toda a região que necessitam de apoio por meio da doação de produtos, com a participação dos estudantes. O encerramento é aberto ao público, mas é preciso confirmar a presença pelo telefone 2106-2106.
Com informações ASCOM Unifeem.