Vários pontos da cidade estão tomados por Caramujos Africanos, os bairros Nossa Senhora das Graças, Carmo, Manoa, são Francisco, Kwait, Interlagos, Luxemburgo, Boa Vista, e São João já foram detectados esses invasores.
Segundo a Equipe de Combate ao Pernilongo, o caramujo além de trazer doenças ao ser humano, ataca e destrói as plantações. Esses invasores chegaram no Brasil na década de 80, a princípio seria para comercializá-lo a um preço inferior ao escargot. Depois foi disseminado no país de forma ilegal.
As doenças causadas pelo caramujo são graves, explica o Dr. Ronaldo João: A angiostrongilíase meningoencefálica humana os sintomas são dor de cabeça forte e constante rigidez na nuca. Já a angiostrongilíase abdominal humana ocorre dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômitos. Ambas podem causar cegueira, paralisia e distúrbios do sistema nervoso.
A contaminação é feita através da ingestão ou a simples manipulação dos caramujos vivos, pois os vermes são encontrados no muco (secreção) do caramujo. Ao se instalar em hortas e pomares, o caramujo pode contaminar frutas, verduras e disseminar doenças.
Para eliminar o caramujo, é preciso estar com as mãos protegidas com luvas ou sacolas plásticas. Capture os moluscos e coloque-os em um saco plástico reforçado, suas conchas devem ser quebradas, depois de capturados e esmagados, deve colocar um pouco de SAL ou CAL VIRGEM no saco e misturar bem, depois enterre em uma profundidade de aproximadamente 80cm.
Os caramujos são hermafroditas e se reproduzem rapidamente podendo conter de 50 a 400 ovos por postura. O local onde esses moluscos se encontram deve ficar totalmente limpo para impossibilitar novas proliferações.
Segundo o servidor Nivaldo Santos do ministério da Saúde, já foi recolhido na cidade mais de 3.000 caramujos. O trabalho tem procedido da seguinte forma, a Equipe de Combate ao Pernilongo está recolhendo o caramujo e a Secretária de Meio Ambiente dá o destino final para o molusco. Para mais informações e denúncias ligue (31) 3774-1546 ou 3771-9441.
Com ascom Equipe de Combate ao Pernilongo