Sete Lagoas receberá reforço na fiscalização eletrônica de velocidade ainda neste mês de junho. O equipamento utilizado será do tipo estático e portátil. Na função estática, o medidor de velocidade registra imagens dos veículos infratores, instalado em veículo parado ou em suporte apropriado. Já na função portátil, o radar é direcionado manualmente para o veículo alvo pelo agente de Trânsito.
A Secretária Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (Seltrans), colocarão em cinco pontos estratégicos este equipamento que pode ser operado em diversos lugares durante o mesmo dia, além de ser prático o transporte do radar, a montagem e desmontagem leva menos de cinco minutos.
A operação do equipamento está prevista para iniciar no mês de junho e os locais já sinalizados e selecionados são:
– Rua Tonico Reis, esquina com Rua Cidade Ibarra
– Rua Tonico Reis, defronte ao n° 739
– Avenida Secretário Divino Padrão, defronte ao n° 1.180
– Avenida Secretário Divino Padrão, defronte ao n° 1.181
– Avenida Múcio José Reis, oposto ao n° 374
De acordo com um estudo publicado pela equipe DPVAT no site “Viver Seguro no Trânsito” até o pequeno excesso de velocidade, que inicialmente parece inofensivo, pode ampliar o risco à segurança. O estudo revela que se o condutor estiver trafegando numa velocidade de 100 km/h, em uma via com ótimas condições de sinalização, e ao fazer uma determinada curva ele depara com um caminhão tombado, que bloqueia completamente a via, mesmo com reflexo apuradíssimo, o condutor levará um segundo para iniciar a frenagem, o que significa que ele terá percorrido 40 metros. Assim sendo, até concluir a frenagem, com sorte, “encostará” o seu veículo na carreta. Por outro lado, uma velocidade de 120 km/h, certamente ocasionará o acidente. O estudo é tão preciso que aponta até a velocidade estimada em que ele ocorrerá: 79 km/h.
A Seltrans orienta a importância do respeito aos limites de velocidade e à sinalização, sem realizar ultrapassagens perigosas. Também ressalta a importância em manter uma distância segura em relação ao veículo da frente, sempre utilizar o cinto de segurança e nunca dirigir após o consumo de bebida alcoólica.
da redação com PMSL