A Via 040, concessionária que trabalha na modernização da BR-040 entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), recebeu a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar a arrecadação do pedágio a partir de 30 de julho com o valor para automóvel de R$4,60. Hoje (20), 10 dias antes do início da arrecadação das tarifas, a praça foi aberta em caráter educativo, com orientação aos motoristas e distribuição de material informativo.
Proposto pelo deputado estadual Douglas Melo, a Câmara Municipal de Sete Lagoas realizou uma reunião que discutiu em conjunto com a comunidade as conseqüências para a economia de Sete Lagoas com a cobrança do pedágio. Clique AQUI para ler a reportagem.
Apesar dos benefícios e empregos que vão ser gerados na região através da praça, a decisão não agradou a muitos, pois o valor proposto inicialmente era de R$3,22.
“É um absurdo termos que pagar o pedágio desse valor, já que pagamos IPVA. Eu trabalho em Belo Horizonte, e agora estou estudando a idéia de me mudar pra lá”, reclamou a leitora Aline Santana.
A autorização da ANTT foi concedida mediante a realização de algumas obras efetuadas, como entrega aos usuários pistas duplicadas na primeira etapa de obras; recuperação do pavimento e da sinalização em todo o trecho concedido; execução de serviços de manutenção e conservação na faixa de domínio e nos sistemas de drenagem; dentre outros trabalhos.
A Deputada Federal Raquel Muniz em meados do mês de Junho levou na Câmara dos Deputados uma moção de apoio para com os moradores de Sete Lagoas, e pediu a isenção da tarifa para os mesmos. Clique AQUI para ler.
A Via 040 alerta aos usuários para que fiquem atentos a algumas dicas de tráfego ágil e seguro pelas praças de pedágio e reforça a importância do respeito à sinalização, como no caso da velocidade máxima permitida é de 40 km/h.
Ainda recomenda que os motoristas devem ficar atentos à sinalização para que usem as pistas adequadas na praça de pedágio. Exemplo disso são as faixas exclusivas para pagamento automático, que estão acessíveis àqueles que já possuem o dispositivo eletrônico instalado no veículo.
No caso do pagamento direto, é recomendável que os usuários tenham o dinheiro separado antes de chegarem às cabines de cobrança, o que agiliza o atendimento e evita retenções. O usuário que desejar pode agilizar a passagem pelas praças de pedágio usando o sistema de pagamento automático. O modelo funciona a partir da instalação de um equipamento (chamado de TAG) no interior do veículo, geralmente no para-brisa, que permite a abertura da cancela sem a necessidade de parada nas cabines. A cobrança é feita por meio de uma fatura enviada mensalmente ao usuário.
As empresas credenciadas pela ANTT são Auto Expresso, ConectCar e Sem Parar. O dispositivo pode ser adquirido diretamente junto às empresas, em postos de combustível e pontos de venda dessas marcas ao longo da rodovia.
A operação assistida promovida durante 10 dias antes do início da cobrança, reforçará essas e outras orientações e divulgará a tabela de tarifas.
Acompanhe abaixo a tabela de preços:
Por Maíra Almeida com informações Via040