Na última terça-feira (23), a Deputada Federal Raquel Muniz, do PSC, levou a conhecimento na Câmara dos Deputados, o assunto que vem causando polêmicas nos últimos dias no município de Sete Lagoas; o pedágio que foi instalado na BR-040 próximo a cidade, e será inaugurado no mês subsequente pela concessionária VIA 040.
Em sua fala, a Deputada ressaltou a indignação dos moradores e criticou a posição da concessionária que não levou em consideração o deslocamento feito pelos moradores que estudam e trabalham em Belo Horizonte.
“Não bastassem os sem número de impostos pagos por nós cidadãos, inclusive a CIDE (Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico) que tem por função a manutenção das estradas, os moradores de Sete Lagoas serão penalizados com mais esta espécie de imposto, para que tenham rodovias de boa qualidade”, disse Raquel.
Ainda em seu discurso, falou sobre os valores que irão ser pagos e que a empresa responsável é irredutível quanto a promover uma redução ou isenção do preço que inviabiliza o acesso à educação e trabalho que muitos buscam na capital. Para finalizar, levantou uma moção de apoio para com os moradores de Sete Lagoas:
“Nós nos solidarizamos com os setelagoanos nesta questão e pedimos aqui, senhoras e senhores, caros colegas que o Governo Federal determine à concessionária, a VIA 040, que garanta isenção aos moradores de Sete Lagoas e de Belo Horizonte que precisam se deslocar, diariamente, entre as duas cidades. Reafirmo Senhor presidente, os cidadãos de Sete Lagoas e de Belo Horizonte não podem ser punidos por erros que não cometeram. É preciso garantir a eles o direito de ir e vir, de cumprir suas obrigações, de trabalhar, e de estudar. E nós vamos lutar por isso”.
Por Maíra Almeida