O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Sete Lagoas/MG, receberá um encontro neste sábado (15), às 10 h, com o objetivo de estabelecer uma conversa sobre educação ambiental e urbanismo tático. A atividade é a primeira ação aberta ao público dos projetos Canteiro dos Pequis e Mutirão Agroecológico, que foram premiados pelo programa Laboratórios de Cidades Sensitivas (LabCEUs), para desenvolver atividades no equipamento.
A ideia do encontro é apresentar cada projeto, o cronograma das atividades e convidar os moradores da região a participarem das iniciativas. O Mutirão Agroecológico, que será realizado entre os meses de agosto e novembro, está reunindo interessados em produzir e/ou aperfeiçoar espaços públicos para lazer e cultivo – permanentes ou temporários, por meio de ações de urbanismo tático, além de trabalhar a conscientização e educação ambiental dos moradores da região. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 9919-0739 ou por e-mail [email protected].
Já o Canteiro dos Pequis consiste em promover com os usuários do CEU Jardim dos Pequis um processo de ocupação do espaço aberto aos fundos do edifício, em meio aos pequizeiros, favorecendo o mobiliário urbano com produção coletiva de materiais reciclados.
O LabCEUs é um programa realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que visa desenvolver atividades de ocupação dos laboratórios multimídia dos CEUs. As ocupações devem articular os cidadãos com o território onde vivem, pensando e propondo soluções para o contexto urbano a partir da estrutura fornecida pelo Centro.
No segundo edital, 15 propostas de ocupação dos laboratórios multimídia foram contempladas em 10 CEUs, sendo 10 projetos com dois meses de duração e cinco projetos com quatro meses de duração. Ao todo serão investidos R$ 160 mil nestas iniciativas, que acontecerão entre os meses de agosto e novembro de 2015.
Os projetos envolvem cursos, intervenções, oficinas e debates sobre urbanismo emergente, identidade cultural, comunicação, audiovisual, gênero, tradição, espiritualidade, entre outros. Os projetos acontecerão nas cidades de Águas Lindas de Goiás (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), Luís Eduardo Magalhães (BA), Petrolina (PE), São Félix do Xingu (PA), Sertãozinho (SP) e Sete Lagoas (MG).
Da redação com Ascom Prefeitura SL