No período de crise econômica que o país enfrenta, muitas pessoas perderam o emprego e estão sendo obrigadas a se recolocar no mercado. Em entrevista ao site SeteLagoas.com.br a Professora e Analista de Recursos Humanos, Juliana Gandini Flister, dá dicas de como se preparar para um processo seletivo e revela o perfil que as empresas estão procurando.
Na visão do recrutador quais pontos do currículo são relevantes para que o candidato seja chamado para a entrevista de emprego?
Resposta: A organização do currículo no geral. Isso leva em consideração a organização cronológica, a objetividade no formato do currículo, a simplicidade e clareza nas informações relatadas.
Muitos modelos de currículos são encontrados na internet, eles são válidos?
Resposta: É um bom ponto de partida, mas o candidato precisa personificá-lo. O currículo é o cartão de visita do candidato, se ele causar uma boa impressão tem grande chance de passar para a próxima etapa que é a entrevista.
O mesmo currículo pode ser direcionado para todas as oportunidades, ou é importante reformular de acordo com a vaga?
Resposta: Sempre é importante reformular o currículo, procurar adaptá-lo ao perfil da empresa e da vaga que está se candidatando, até para chamar a atenção para os pontos positivos do candidato e atrair o empregador.
Como o candidato deve se vestir para a entrevista?
Resposta: Como ele se vestiria normalmente para o ambiente de trabalho. Com neutralidade, discrição, tentando passar uma imagem mais profissional possível. As cores mais indicadas são cores neutras, evitar o preto, o vermelho que são cores mais agressiva. Evitar decotes, transparência, brilho, excessos, perfume, maquiagem forte. Não precisa ir de roupa nova, a pessoa precisa estar adequada para a entrevista.
Qual deve ser a postura da pessoa na entrevista?
Resposta: Seriedade, clareza e acima de qualquer coisa honestidade nas respostas. Tentar minimizar o nervosismo e ser sincero. Ninguém perde em dar as respostas verdadeiras para evitar problemas futuros.
As empresas estão procurando qual perfil de funcionário?
Resposta: A questão hoje é muito mais o comportamento do que a habilidade técnica. Conhecimento todo mundo tem, é fácil de ser adquirido. Hoje temos a internet como meio de informação, cursos gratuitos, programa do governo e uma série de ações que permitam as pessoas adquirirem conhecimento.
O que diferencia o profissional no mercado hoje é a forma como ele se comporta no ambiente de trabalho. As empresas estão procurando pessoas com comportamento proativo, que saiba trabalhar sobre pressão, saiba trabalhar com a falta de recurso, saiba lidar com conflito, saiba administrar o tempo, que tenha interesse e abrace a causa da empresa.
Qual deve ser o comportamento dos funcionários diante as redes sociais?
Resposta: As bandeiras que as pessoas defendem, as suas opiniões os seus comportamentos são observados, comentados e principalmente eles são julgados. O que se faz na rede social privada uma vez publicado é de domínio público e as empresas procuram informações do que está sendo falado nas redes. Fotos de bebedeira, frases como “Eu odeio o meu trabalho,” soam negativamente. É preciso ter um certo cuidado por que todo comportamento gera uma consequência.
Neste período de crise que o país enfrenta, o que a pessoa desempregada deve fazer?
Resposta: Nunca parar de se qualificar em momentos de crise e em tempos de economia estável. O estudo, a qualificação e o aprimoramento têm que ser permanente. Tudo muda rapidamente e em questão de meses você pode estar defasado com sua formação e está fadado a ficar fora do mercado de trabalho. É fundamental estar vigilante o tempo todo na forma como se comporta no trabalho, como se pode melhorar esse comportamento e ao mesmo tempo procurar qualificação. Hoje não se pode ficar parado no tempo e no espaço, uma vez que você está fora do mercado para voltar é mais complicado.
Para a pessoa que está desempregada e que encontra dificuldades para se recolocar no mercado, qual curso mais abrangente ela deve procurar fazer?
Resposta: O curso de gestão facilita muito, porque qualquer área que a pessoa for trabalhar ela precisa ter conhecimento de gestão, ter uma visão mais administrativa. Outra dica é sempre a gente ter uma segunda atividade. As crises passam e quem vai sobreviver a elas são as pessoas que se prepararam para isso.
Por Tatiane Guimarães