O Circo Maximus instalado no estacionamento do Shopping Sete Lagoas, não foi capaz de suportar a tempestade que passou pela cidade na última segunda-feira (7). Uma das tendas que dá acesso ao palco principal soltou em meio a um espetáculo noturno. Com o tumulto crianças e adultos se machucaram, ninguém se feriu gravemente.
Uma mulher que estava com uma criança no circo, relatou o acontecido ao site SeteLagoas.com.br. Segundo ela as saídas de emergência não foram suficientes para a evasão do número de pessoas que estavam dentro do circo. “O apresentador orientou no microfone que as pessoas saíssem com calma pelas saídas de emergência, mas o circo estava bem cheio e as saídas não eram suficientes. Depois só piorou a ventania e eles também ficaram mais nervosos mandando a gente sair rápido”, disse Ana Flávia Almeida.
Segundo Ana Flávia, assim como ela muitas pessoas saíram pelas laterais, passando debaixo da lona, porém na correria muitos caíram no chão. “Eu mesma cai com uma criança de 5 anos no colo que bateu a cabeça, eu machuquei a perna, nada grave porém estou sentindo muita dor ainda. “Era para ser só mais um passeio feliz depois de rir muito. Porém a estrutura que o circo oferece não está nem um pouco preparada para chuva, ou vento. Vivi cinco minutos de terror”, desabafou.
Para Clarice Fonseca que estava com duas crianças assistindo ao espetáculo bem no fundo do palco, o sufoco foi maior. “Ficamos desesperados, porque éramos os últimos daquele lado. Tivemos medo de ser pisoteados, e de ficar presos sob a estrutura”, indignada Clarice ainda relata que nenhum funcionário do shopping apareceu para prestar socorro.
O circo informou que possui três saídas de emergência e outras aberturas que foram liberadas para o público, de aproximadamente 500 pessoas, saírem da estrutura na noite do temporal. A lona que desabou foi a que abriga a lanchonete e nesse momento não havia ninguém no local. No tumulto um rapaz machucou batendo na carreta, ele foi socorrido pelos funcionários e encaminhado para o hospital, a informação é que ele está bem.
De acordo com Thiara Gonçalves que também estava no espetáculo, todos ficaram desesperados, “não tinha como enxergar nada, pois o vento estava forte demais e a chuva vinha na nossa cara, depois alguém gritou para todo mundo sair correndo porque a lona começou a balançar muito, saí do circo eu e minha família. Fomos para a entrada do shopping”. Mesmo com todo o sufoco, Gonçalves revela que viu funcionários do circo e bombeiros do shopping começarem a ajudar a retirar as pessoas do local e a socorrer algumas vítimas.
A funcionária do circo, Emilene, disse que algumas pessoas foram abrigadas na carreta e se protegeram da chuva. O circo alega que por motivo de segurança, teve que retirar todos do local no momento do tempestade, e que esta é uma medida que não possui nenhuma ligação com a falta de estrutura.
Informaram também, que possuem todos os documentos com vistoria e autorização legal para funcionar. A lona que caiu já foi levantada e a programação do espetáculo segue normalmente até o dia 13 de dezembro.
O Shopping Sete Lagoas por meio de nota, informou que prestou assistência ao público presente no local.
Por Tatiane Guimarães