Como parte integrante do I Festival Bienal da Primavera, o Parque Náutico da Boa Vista foi palco na manhã do último domingo (6), de diversos concursos culturais que movimentaram a comunidade. Na oportunidade, centenas de pessoas prestigiaram o evento.
Para o concurso “Rainha da Primavera”, estudantes que cursam os anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino, apresentaram um desfile de roupas confeccionadas com materiais recicláveis – iniciativa que promoveu, além do desenvolvimento das habilidades de passarela entre as competidoras, o incentivo à sustentabilidade e reaproveitamento de materiais úteis que costumam ser descartados. A disputa contou com a intervenção de quatro jurados técnicos, que escolheram a aluna do 8º ano na Escola Municipal Alípio Maciel, Naiara Crisley de Abreu Fernandes, como a grande vencedora.
Em seguida, foi a vez do Recicla Fashion, concurso realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social através dos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que também trouxeram à tona o assunto “reutilização” por meio do desfile de roupas feitas de material reciclável, confeccionadas com o apoio dos oficineiros do projeto e de profissionais de moda voluntários.
A competição, realizada com a comunidade em situação de vulnerabilidade social, veio para valorizar o trabalho em equipe, fortalecer vínculos e estimular a criatividade, conscientizando as pessoas sobre a importância de decisões sustentáveis. Por escolha dos jurados, o figurino “Boy Fashion” apresentado por Pedro Henrique Da Silva, sagrou-se vencedor.
Depois, grupos de alunos da rede municipal de ensino realizaram apresentações na categoria “Dança de Rua” para o concurso “Fest Dance da Primavera”, uma proposta das escolas que estimulou a prática da dança como fator de promoção de saúde e bem estar, o desenvolvimento de novos talentos e a articulação das ações do concurso com valores e aprendizagens trabalhados em sala de aula. Para tal, uma comissão julgadora formada por profissionais de destaque na área da dança em Sete Lagoas classificou as melhores apresentações e deu a vitória para o grupo “Dance AMBP”, formado por alunos da Escola Municipal Professor Marcos Valentino.
Por fim, foi realizada a apresentação dos pratos do “Festival Gastronômico”, preparados durante as três semanas de cursos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o workshop da “Carreta Gastronômica” do SENAC, que apresentou o trabalho de flores comestíveis como opções saudáveis e diferenciadas de alimentação para a comunidade. Uma equipe de profissionais do município, incluindo o prefeito Marcio Reinaldo, realizou a degustação dos pratos e do “arroz de rapariga”, prato especial preparado por representantes da Assistência Social.
O festival busca valorizar os produtores locais, a praticidade, beleza e valor nutricional dos pratos, bem como a integração da comunidade em manifestações artístico-culturais. O encerramento do evento com diversas atrações também será realizado no Parque Náutico da Boa Vista, no próximo domingo (13), a partir das 9h.
Com Ascom Prefeitura