O evento acontecerá nos dias 18 a 22 de maio na Embrapa Sete Lagoas. Os projetos da ETMSL, visam a integração com a sociedade, a indústria, e o desenvolvimento científico e tecnológico dos alunos e da escola.
Estes trabalhos têm como objetivo maior, a economia de energia, a reciclagem de materiais, agricultura familiar, e poderão estar ligados a programas sociais de geração de empregos.
Energia e materiais são duas entidades que se entrelaçam desde os primórdios da história da humanidade. Toda sociedade depende da produção, transformação e conservação de energia para assegurar seu bem estar e futuro. Em todas estas etapas a presença dos materiais é determinante, quer enquanto matéria prima para a geração de energia por transformação da sua natureza (biodiesel), quer enquanto matéria destinada à construção de aparatos engenhosos encarregados da conversão das formas de energia (carneiro hidráulico). Este ciclo fecha-se sobre si mesmo; necessitamos de materiais capazes de disponibilizar energia e, construídos com materiais adequadamente escolhidos, selecionados e desenvolvidos.
O QUE É O CARNEIRO HIDRÁULICO
O QUE É BIODIESEL
Biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivados do petróleo. Pode ser usado em qualquer veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel.
AGRICULTURA FAMILIAR, EMPREGO E O LADO SOCIAL DO BIODIESEL
O grande mercado energético brasileiro e mundial poderá dar sustentação a um imenso programa de geração de emprego e renda a partir da produção do biodiesel. A produção de oleaginosas em lavouras familiares faz com que o biodiesel seja uma alternativa importante para a erradicação da miséria no país.