Um levantamento da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte de Sete Lagoas revela que a frota de veículos registrados no município é de um veículo para cada duas pessoas. O resultado foi baseado nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Segundo o IBGE, a estimativa populacional no município em 2016 é de 234.221 pessoas e a frota de veículos estipulada em maio de 2017 pelo Denatran corresponde a 122.333. O cálculo para saber a quantidade de veículo por pessoa é o seguinte: estimativa populacional (234.221) dividida por frota de veículos (122.333), que, em Sete Lagoas, é igual a 1,91. Ou seja, um veículo para cada duas pessoas.
A grande quantidade de veículos em circulação na cidade mostra, segundo a Secretaria, a importância da fiscalização do trânsito para o controle da frota e a proteção do cidadão. De acordo com o secretário de Trânsito, Wagner Augusto de Oliveira, a fiscalização é essencial, pois é através dela que infratores de trânsito que colocam em risco as pessoas são autuados.
Além de fiscalizar imprudências diversas, os agentes de trânsito também trabalham no controle do estacionamento rotativo, que estabelece um rodízio nas poucas vagas da região central. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito é aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito, conforme determina o Artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro.
Da Redação