A Turi de Sete Lagoas oferece aulas preparatórias para exames supletivos do Ensino Fundamental e Médio. As aulas são gratuitas e acontecem em dias variados para atender toda a comunidade.
Para participar é preciso ter no mínimo 16 (Ensino Fundamental) e 18 anos (Ensino Médio). Uma reunião informativa do Supletivo Turi 2° semestre será realizada no dia 1° de agosto, às 18h, na Sala de Treinamento da empresa (Rua Olavo Bilac, 165, bairro Piedade).
Segundo a coordenadora Barbara Freitas, que também ministra as aulas, o programa de conteúdo é apropriado para as provas do Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) e do Telecurso 2000, que já é trabalhado por ela há algum tempo. “Como o Encceja, neste formato, é novo e o prazo para a prova é curto (outubro), vou dar um intensivo de redação e interpretação de texto, que é o que dá para trabalhar até a prova e, no ano que vem, reorganizo para atender as três opções”, comenta.
Barbara é formada em Matemática com habilitação em Ciências Exatas, pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) e especialista em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade de Brasília (UnB), e em Educação Matemática Comparada. Para mais informações sobre o preparatório entre em contato com ela pelo telefone (31) 9 9819-5707 (WhatsApp).
Exames supletivos
Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade regular dispõem de três maneiras para adquirir o certificado do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Telecurso 2000
Os exames do Telecurso 2000 são realizados por intermédio do Serviço Social da Indústria (SESI). O último processo seletivo aconteceu no final de semana passado. Segundo a unidade do SESI de Sete Lagoas, as inscrições para a prova do 2° semestre devem começar em setembro e as provas serão aplicadas em novembro. É cobrada uma taxa para a realização do exame.
Cesec
O Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) funciona como uma Banca Permanente de Avaliação. As provas são aplicadas de terça à sexta-feira nos turnos da tarde e da noite. As inscrições para o processo, que é gratuito, podem ser feitas durante todo o ano letivo, mediante a apresentação da documentação necessária. Mais detalhes no blog http://cesec7l.blogspot.com.br.
Encceja
Diferente dos anos anteriores, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio. Com isso, foi criado Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para aqueles que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental.
O exame é gratuito e é ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior. As inscrições podem ser feitas pela internet e, para o exame nacional, serão realizadas de 7 a 18 de agosto. O edital será publicado no dia 24 de julho. Já os brasileiros residentes no exterior podem se inscrever até o dia 17 de julho pelo site http://sistemasencceja2.inep.gov.br/exterior/.
O Encceja é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais informações em http://portal.inep.gov.br/encceja.
Por Marcelle Louise