Os produtores participaram ativamente da montagem do sistema, que envolve canos enterrados e 333 fitas de aspersão,
para molhar dois canteiros cada. A ação faz parte da parceria entre os agricultores e o Projeto Desenvolvimento e Cidadania, que é coordenado pelo agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Luciano Cordoval, e financiado pela Petrobras.
Cordoval explica as outras iniciativas realizadas na horta:
“instalamos um lago pulmão para estabilizar a irrigação e criar peixes para as famílias. Também foram doados 40 caminhões de esterco, kits com carrinho de mão, pá, ancinho, enxada, sementes de hortaliças e alevinos”.
A implantação do sistema de irrigação durou 40 dias. Um agrônomo e duas estagiárias do Projeto Desenvolvimento e Cidadania auxiliaram na montagem, que foi feita em forma de mutirão e integrou os produtores.
A presidente da associação da horta comunitária, Adriana Fátima Lima, está animada por aposentar o regador e a mangueira e já sabe o que fazer no tempo que vai economizar por não ter de molhar as plantas. “Vai dar para limpar mais os canteiros e trabalhar para melhorar os produtos. Esse sistema vai nos ajudar bastante,já que sempre tivemos muita dificuldade com irrigação”, conta.
Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)