Com objetivo de nivelar a cadeia produtiva de turismo, gerando boas perspectivas e oportunidades junto à comunidade empresarial de Sete Lagoas, foi realizado na última quinta-feira (25) o I Seminário Municipal de Turismo. O encontro aconteceu no auditório do SENAC e contou com representantes do setor de turismo, autoridades, empresários e alunos da cidade.
Em 2009 Sete Lagoas foi escolhida como uma das cidades Destino Indutor de Turismo pelo governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, com base em pesquisa e relatório feitos pela na Universidade Federal de Minas Gerais. Visando incentivar a cadeia de turismo na cidade, o relatório foi apresentado aos presentes no evento, seguido de palestra proferida pela Diretora de Turismo e turismóloga do Circuito das Grutas, Claudia Elaine.
Os outros temas abordados no Encontro foram “Plano Municipal de Turismo”, com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Éder Bolson; “Calendário de Eventos” com o coordenador de eventos da prefeitura, Denilson Vasconcelos; “Projeto Linha Lund” com o Presidente da Associação do Circuito Turístico das Grutas, Magno Marques; “Projetos de Incremento ao Turismo nas esferas Estadual e Federal com vistas a Copa do Mundo de 2014” com Wilfred Sacramento do Senac, além de Linhas de Financiamento do BDMG.
O prefeito Mário Márcio Maroca esteve presente ao evento e analisou a iniciativa. “É de fundamental importância a busca de ideias e projetos que possam contribuir para a implantação de vez do turismo em Sete Lagoas. Somos privilegiados pelas nossas belezas naturais. Sete Lagoas tem tudo para se transformar em uma cidade turística e esse é o desafio que temos que vencer. Com certeza, esta união de esforços será fundamental para vencermos estes desafios”, frisou o prefeito.
A cidade de Sete Lagoas, que pode ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo, se prepara para receber o crescimento em várias áreas, principalmente a de turismo, que será melhor explorada a partir deste ano.