Três pacientes da Casa dos Idosos de Curvelo testaram positivo para o novo coronavírus por meio de testes rápidos. Além disso, outros 19 idosos, que tiveram contado com os pacientes confirmados para Covid-19, estão com sintomas.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (13) pela Prefeitura Municipal de Curvelo, tanto três idosos que testaram positivo como aqueles 19 com sintomas se enquadram nos casos confirmados para a doença, somando, portanto, 22 pacientes. Ainda segundo a publicação, eles se encontram em isolamento e em bom estado geral de saúde e não necessitaram de internação.
O enquadramento foi justificado na publicação:
“1) Nova Nota Técnica Estadual, tratando das definições de casos e fluxos de testagem laboratorial e notificação dos casos de COVID-19, definiu que casos de SG sem investigação laboratorial específica para COVID-19 devem ser divulgados como SÍNDROME GRIPAL INESPECÍFICA. No Sistema de Informação Nacional (E-SUS VE), até que o Ministério da Saúde defina a classificação, tais casos permanecerão sem encerramento. Dessa forma, neste boletim, o item CASOS SUSPEITOS dá lugar ao item SÍNDROME GRIPAL INESPECÍFICA.
2) Outra alteração trazida pela referida Nota refere-se à confirmação por critério clínico-epidemiológico, ou seja, sem o resultado de exames laboratoriais, dos casos que se enquadrarem como Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica. A partir de agora, serão considerados positivos todos os contatos próximos ou domiciliares, de pacientes confirmados, que apresentarem sintomas gripais até 7 dias do contato ocorrido. Por isso, o boletim de hoje apresenta considerável aumento no item CASOS CONFIRMADOS.
3) Os casos informados neste boletim referem-se aos atendimentos de pacientes residentes em Curvelo e também em outros municípios.
4) São também recebidas informações de pacientes residentes em Curvelo hospitalizados fora, através do fluxo de retorno do Sistema de Informação SIVEP Gripe.
5) O critério de coleta baseia-se nas recomendações do Ministério da Saúde. Atualmente é coletado material apenas de pacientes hospitalizados e de profissionais de saúde.”
Os novos critérios têm deixado a população de Curvelo confusa, gerando certa repercussão nas redes sociais. Assim, em coletiva realizada nesta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Curvelo confirmou esses dados e reforçou os critérios adotados para o enquadramento dos pacientes nas estatísticas de casos confirmados para coronavírus.
{module[938]}
De acordo com dados divulgados ontem, o município tem 510 casos notificados; 309 casos de Síndrome Gripal Inespecífica; 151 casos descartados; 31 casos confirmados; 17 aguardando resultado; e dois óbitos confirmados.
Da Redação