A Vibra Agroindustrial, empresa produtora de frangos da marca NAT, se prepara para dar um importante passo no Programa de Comunicação de Riscos (PCR), iniciado em agosto de 2020, junto à população do bairro Montreal, em Sete Lagoas. A empresa vai realizar no próximo domingo, dia 21 de novembro, às 9h, na área próxima à planta industrial (confira o mapa abaixo), o primeiro simulado de emergência com a participação da comunidade.
A ideia é criar um cenário hipotético de emergência para que colaboradores, vizinhos da Vibra e representantes de órgãos oficiais ajam como se fosse uma situação real. A prioridade da Vibra continua sendo a segurança e a prevenção de acidentes. O PCR busca envolver a população local em todas as medidas de segurança e expandir para fora dos muros da empresa os procedimentos preventivos adotados internamente.
No simulado do próximo domingo, a população será treinada para efetuar a mobilização e o autossalvamento. A ação foi planejada com a participação de moradores voluntários, colaboradores da empresa e representantes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Saúde. A organização do simulado ocorreu em encontros presenciais e virtuais. Todos os órgãos envolvidos no planejamento estarão representados no treinamento.
A escolha de um cenário de evacuação por amostragem foi definida de forma conjunta. Em experiências futuras, a Vibra pretende ampliar a área de abrangência para que mais pessoas possam ser treinadas. Estarão na área de evacuação do primeiro simulado, as casas situadas nos seguintes pontos: a avenida Zoélio Sola (nº 471 ao nº 745), rua Sempre Vivas (completa), rua José Sabino (completa), rua das Vitórias Régias (nº 36 ao nº 294) e avenida Prefeito Alberto Moura (nº 388 ao nº 472).
Na última terça-feira, dia 16, durante uma live (https://youtu.be/ZIyE19plOzM), representantes da Vibra responderam dúvidas da população e deram orientações sobre o simulado. Por meio do Programa Vizinho Vibra, canal de relacionamento entre a comunidade e a empresa pelo WhatsApp, os moradores têm recebido informações sobre como será o treinamento. O Guia do Simulado, com todas as orientações para a população, foi entregue nas casas da área evacuada.
No próximo sábado, um carro de som irá circular pelo bairro reforçando o aviso sobre o simulado. No domingo, o veículo avisará, com sirene e mensagem, quando as pessoas deverão deixar suas casas e seguir até o ponto de encontro. Um aviso também será postado no grupo de WhatsApp.
Colaboradores e voluntários, identificados com camisas branca e verde, respectivamente, irão orientar a população a seguir para o ponto de encontro, na rua Sempre Vivas, próximo à Vibra, onde haverá uma estrutura montada. A ideia é que o simulado aconteça de forma ágil para que os moradores não precisem ficar muito tempo fora de suas casas.
Essa é a primeira vez que uma empresa do ramo alimentício em Sete Lagoas realiza um treinamento desse tipo com a população. O simulado é um teste prático que representa de forma realista uma situação de risco e prepara a população para agir. A meta é avaliar o tempo de resposta interna e externa, padronizar as ações de atendimento às pessoas e de autossalvamento, além de avaliar a eficácia dos recursos disponíveis tanto por parte da empresa quanto dos órgãos públicos. Devido ao cenário de Covid, o uso de máscara será obrigatório.
SERVIÇO:
O que: Simulado de Emergência
Quando: Domingo, dia 21 de novembro, às 9 horas
Onde: Área próxima à Vibra (mapa acima), no bairro Montreal.
Pontos de evacuação: Avenida Zoélio Sola (nº 471 ao nº 745), rua Sempre Vivas (completa), rua José Sabino (completa), rua das Vitórias Régias (nº 36 ao nº 294) e avenida Prefeito Alberto Moura (nº 388 ao nº 472).
Programa Vizinho Vibra (WhatsApp): 31 99956-5347
Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Comunidade:
Link Comunicação – jornalista responsável: Carla Alves (31) 99940-9872
Conteúdo de responsabilidade do Anunciante