Investir em tecnologia é o caminho que a Prefeitura de Sete Lagoas escolheu para transformar a máquina pública de maneira altamente positiva. Esta linha de investimento permite a otimização de processos e também a oferta de maior agilidade e segurança ao cidadão, como a nova central semafórica que permite a sincronização do sistema de maneira remota e a manutenção ágil em caso de danos de toda a avenida Renato Azeredo. Implantada em outubro de 2022, a iniciativa foi premiada nesta quarta-feira, 13 de março, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado no município de Santa Luzia.
De acordo com o diretor da Rede Cidade Digital, organizador do evento José Marinho, o fórum tem o objetivo primordial de trazer prefeitos, gestores e servidores públicos para compartilhar as ações desenvolvidas que contribuem para a melhora da qualidade de vida do cidadão. “No caso de Sete Lagoas, esta ação é muito importante, pois facilita a vida de quem está no trânsito, melhora a questão da mobilidade urbana por meio da tecnologia”, afirma.
O prefeito Duílio de Castro e o secretário adjunto de Tecnologia, Márcio Aguiar, palestraram sobre o projeto para um auditório lotado de representantes de vários municípios e receberam o prêmio em nome de Sete Lagoas.
“Estamos investindo em tecnologia, pois a TI é o controle e precisa de investimentos. Agradecemos por este prêmio. Esse reconhecimento é importante para que possamos continuar prestando um melhor serviço à sociedade”, agradeceu Duílio de Castro. Márcio falou dos benefícios do novo sistema. “Nós tivemos um aumento da velocidade média dos veículos de 32% e reduzimos os congestionamentos em 40% no trecho, gerando economia de combustível, menos stress para os motoristas e um menor tempo de resposta para a manutenção dos semáforos. Não precisa mais o cidadão reclamar, pois a central recebe essa informação na hora”, explicou.
Pedestres e motoristas já percebem a melhoria em toda a extensão da avenida Dr. Renato Azeredo. A expectativa, agora, é ampliar o programa para outras avenidas da cidade.
Com Prefeitura Municipal de Sete Lagoas – ASCOM