A feira livre do bairro Nova Cidade foi tomada por um clima de festa neste domingo, 26 de maio. Foi o dia de inaugurar a nova estrutura de barracas e também consolidar a regulamentação dos feirantes por meio do programa Ambulante Legal. Melhorias que fazem parte do planejamento da Prefeitura de Sete Lagoas para impulsionar os negócios dos pequenos empreendedores e fomentar a economia local. A atual gestão municipal dispensa atenção especial às feiras livres com um programa municipal exclusivo para revitalizar e criar novas atrações com este mesmo propósito. Sete Lagoas possuía apenas três feiras e agora são onze.
“Nosso cronograma de revitalização de feiras é amplo e chega a todas as regiões da cidade. Com as novas barracas e organização dos espaços elas ficam mais atrativas gerando excelentes negócios para os feirantes. São pessoas que sobrevivem deste trabalho ou completam sua renda familiar para ter melhor qualidade de vida”, destacou o prefeito Duílio de Castro.feira nova cidadeNeste domingo diferente a feira recebeu um grande movimento.
Autoridades políticas também foram ver de perto a nova estrutura que garante mais ordenamento e, consequentemente, melhores vendas. O deputado estadual Charles Santos, responsável por enviar recursos para a revitalização, e os vereadores José de Deus, Ivan Luiz, Ismael Soares, Eraldo da Saúde e Caio Valace estiveram presentes.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária falou sobre a importância do projeto: “A valorização dos feirantes é mais um compromisso cumprido. Revitalizamos esta feira do Nova Cidade, mais de 70% do Boa Vista e muitas outras serão contempladas. Um processo que fortalece o pequeno empreendedor”.
A feira do Nova Cidade é uma das mais tradicionais da cidade, sendo fonte de renda para mais de 220 famílias que dividem os espaços na avenida Prefeito Alberto Moura, ponto estratégico da região leste. “Como está sendo bom ver a alegria dos feirantes e frequentadores. Considero este momento como uma verdadeira retomada desta feira que é tão importante para este região. Um projeto planejado e estudado a aproximadamente três anos agora é colocado em prática. Todos estão devidamente licenciados para ganhar o pão de cada dia. Agradeço toda a equipe que fez esta grande realização acontecer”, comentou Cristiano Morais, gerente de Indústria, Comércio, Serviços e apoio ao Empreendedor.
O processo de regulamentação da feira foi coordenado pela Prefeitura tendo como premissa a organização completa dos espaços. Um planejamento que contou com a participação de vários profissionais que agora também comemoram a nova realidade. “Hoje é um dia de vitória, a luta foi muito grande. Há dois anos trabalhamos na feria identificando quem poderia ocupar seus espaços. A desorganização era muito grande, mas com a entrega das barracas foi possível à revitalização. Um processo que contou com a colaboração dos fiscais, da equipe da secretaria e dos feirantes”, disse Sérgio Antônio Souza Martins, fiscal de Código e Postura.
Quem trabalha no local há muitos anos viveu um domingo especial. A feira funciona há mais de quatro décadas, e esta revitalização é, literamente, a realização de muitos sonhos. “Há muito tempo aguardamos a oportunidade de receber novas barracas, fundamentais para organizar nossa feira. Estamos com a documentação em dia e podemos trabalhar com tranquilidade. Agradecemos de coração”, comentou Fernando César Castro Gomes dono da tradicional barraca de torresmo. “A feira é antiga e o funcionamento era em situação precária. Vivemos um momento histórico a partir desta nova fase”, completou José Carlos Silva, presidente da Associação da Feira do Nova Cidade.
Os feirantes receberam certificados e crachás que representam efetivamente a regulamentação de suas situações funcionais.
Com Prefeitura Municipal de Sete Lagoas – ASCOM