Por meio do Você Repórter, o morador Alisson Alves relatou um problema que enfrenta na cidade desde que se mudou para o município; a falta de internet banda larga.
Em Sete Lagoas há cinco anos, ele conta que no local onde mora no Bairro Bernardo Valadares, a maioria das pessoas encontram dificuldades quanto ao acesso à internet.
Alisson relata ainda, que apesar de o bairro ter uma boa infraestrutura, como supermercados, loteria, farmácias e ate faculdade, não há acesso a provedores como Velox e nem Net, e que às vezes nem a internet 3G pode ser usada.
Ainda de acordo ele, há sim a possibilidade de se instalar a internet via rádio, porém o valor cobrado está acima dos outros planos. O problema já havia sido relatado pelo SeteLagoas.com.br, onde Henrique Mendes, morador da Rua Araçaí, reclamou da falta do serviço.
Na ocasião, Henrique também reclamou que chegou a comprar um modem 3G, porém não está satisfeito com a internet. “O modem é mais caro e a internet não é tão boa quanto a residencial. Em alguns lugares, o serviço nem pega” admite.
O morador relata ainda que o problema acontece não só na rua onde mora, mas em toda a região, fato que provoca o que ele chama de “exclusão digital”.
O site SeteLagoas.com.br entrou em contato com a Oi, que informou que o bairro Bernardo Valadares ainda não é atendido com o serviço de banda larga. Ainda de acordo com o informado, a “Oi estuda constantemente a expansão do seu serviço de banda larga, sempre de acordo com a viabilidade técnica e mercadológica da região”, afirma.
Já a Link Sete, empresa que presta serviços de internet a rádio na cidade foi procurada pela nossa equipe de reportagem, e informou que em alguns locais do bairro citado não há possibilidade de instalação do sistema.
A empresa afirmou ainda que o sistema é mais caro porque eles compram o sinal e repassam via wireless. Segundo informado pela Link Sete, algumas regiões não possuem o alcance da internet a rádio, devido ao fato de que a torre que emite o sinal, não ter alcance em determinadas regiões.
A outra operadora que possui os dois serviços na cidade e a NET, porém até o momento ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
Após os testes, o próximo passo do governo federal e da Prefeitura será providenciar a infraestrutura necessária para que o município possa prover esse serviço de banda larga em diversas regiões.
da redação