Estão abertas as inscrições para o Passaporte Mineiro do Conhecimento, projeto do Governo de Minas que vai levar 150 estudantes da rede pública estadual para um intercâmbio estudantil. A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), é voltada para alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e oferece bolsas integrais que cobrem passagens, hospedagem, documentação, seguro saúde, taxas escolares e ajuda de custo para despesas pessoais. Onze escolas estaduais de Sete Lagoas participam.

As escolas estaduais presentes em Sete Lagoas que aderiram ao projeto foram:
- EE Ápio Sólon Cardoso
- EE Bernardo Valadares De Vasconcellos
- EE Doutor Afonso Viana
- EE Doutor Alonso Marques Ferreira
- EE Doutor Olinto Sátyro Alvim
- EE Emílio De Vasconcelos Costa
- EE Governador Juscelino
- EE José Evangelista França
- EE Modestino Andrade Sobrinho
- EE Professora Elza Moreira Lopes
- EE Sinhá Andrade
Veja também a lista com todas as 794 escolas participantes em todo o estado:
“Essa é uma oportunidade única, pois os estudantes poderão estudar fora do país, vivenciar um intercâmbio, conhecer novas culturas e aprender outros idiomas. Isso contribui diretamente para a formação integral desses estudantes, o que é almejado pela Secretaria frente às ações pedagógicas que vem desenvolvendo”, afirma a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.
Os estudantes selecionados participarão de atividades interculturais e poderão ser alocados em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. As inscrições vão até o dia 30/4 e devem ser feitas por meio do formulário a seguir:
O regulamento da 2ª edição do projeto e a Cartilha de Orientações, com informações detalhadas para estudantes e escolas, podem ser acessados abaixo:
Quem pode se inscrever
Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados no 1º ano do EMTI em 2025, com frequência escolar superior a 85% e média igual ou superior a 85% nos componentes básicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ano anterior.
É necessário, ainda, ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque, além de não ter sido reprovado em nenhuma etapa da trajetória escolar.
O intercâmbio oferece uma experiência intercultural única, proporcionando aos estudantes da rede pública de Minas Gerais a oportunidade de morar fora do Brasil por até um ano, cursando o 2º ano do ensino médio e conhecendo culturas, costumes, tradições, línguas e saberes de outros continentes. A experiência enriquece significativamente o currículo dos participantes ao retornarem ao Brasil para concluir o 3º ano do ensino médio.
Trilha formativa
Após a inscrição, 300 semifinalistas serão selecionados para uma trilha formativa, que incluirá palestras e oficinas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste estágio, os semifinalistas também passarão por entrevistas individuais, onde serão avaliados não apenas pelo desempenho acadêmico, mas também por características como adaptação, sociabilidade, interesse em novas culturas e competências socioemocionais.
Sobre o projeto
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma iniciativa que nasceu a partir da experiência da Fundação Helena Antipoff com o projeto Cidadão Global: De Minas para o Mundo. Em 2024, foi ampliado para todas as 794 escolas EMTI da rede estadual de ensino, alcançando mais de 94 mil estudantes em 450 municípios mineiros.
Na edição anterior, 150 jovens foram selecionados para estudar no exterior. Destes, 38 já embarcaram e outros 110 estão em fase de preparação para as viagens no segundo semestre de 2025.
*Atualizada às 11:21 – 24/04/2005
Com Agência Minas