Belo Horizonte receberá, no próximo sábado (18), um documentário que celebra a rica tradição folclórica de Jequitibá. Produzido por artistas setelagoanos, o documentário “Histórias de Jequitibá: A Capital Mineira do Folclore” será exibido no Sesc Palladium, como parte do projeto “De Férias”.
Dirigido por Paulinho do Boi e com imagens de Rafael Martins, ambos do grupo Carroça Teatral, o documentário é fruto de um trabalho de imersão de 90 dias na comunidade. As filmagens, roteirização e edição foram realizadas em 2022 e resultaram em um material audiovisual que integra o acervo virtual do Memorial Minas Vale.
A exibição no Sesc Palladium será apresentada por Márcio Vesoli, ator e apresentador da Festa do Folclore de Jequitibá, que também apresentará seu documentário “Lagoa da Trindade: um canto, um conto”. A programação completa, gratuita, inclui filmes, bate-papos e oficinas, com o objetivo de valorizar a cultura popular brasileira e homenagear os mestres que a transmitem.
Jequitibá, a capital mineira do folclore
Reconhecida como a Capital Mineira do Folclore desde 1991, Jequitibá abriga um rico patrimônio cultural, resultado de décadas de tradição e devoção. A primeira edição do Festival de Folclore da cidade aconteceu em 1986, reunindo grupos locais e, ao longo dos anos, se consolidou como uma importante vitrine das manifestações culturais de Minas Gerais.
- Histórias de Jequitibá: A Capital Mineira do Folclore
Sinopse:
A primeira edição do FESTIVAL DE FOLCLORE DE JEQUITIBÁ foi na casa do Sr. Geraldo Inocêncio de Souza, no ano de 1986, quando ele convidou outros grupos de folclore da cidade para um encontro em sua residência. Nos anos seguintes, o evento ganhou proporções maiores e se tornou um festival. Em 1988, consolidou-se no município como uma vitrine das manifestações culturais do Estado de Minas Gerais. Por isso, em 1991, ganhou o título de Capital Mineira do Folclore. O festival também é um momento de encontro e celebração de todos os grupos, além da preservação e difusão da cultura do estado. Foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Município de Jequitibá. Cores, tradição e devoção do povo mineiro sendo apresentadas para o mundo inteiro. Eis o legado desse festejo.
- Direção: Paulinho do Boi
- Duração: 27 minutos
- Capacidade: 79 lugares
- Classificação: 10 anos
- Idealização e Produção: AZ Produções
- Lagoa da Trindade: Um Canto, Um Conto
Sinopse:
Documentário sobre a comunidade quilombola de Dr. Campolina, um distrito de Jequitibá, que é a capital mineira do folclore, e as tradições de sua gente.
- Direção: Márcio Vesoli
- Duração: 33 minutos
- Capacidade: 79 lugares
- Idealização e Produção: AZ Produções
Os ingressos podem ser adquiridos de forma gratuita pelo sympla.
Serviço:
- O quê: Exibição do documentário “Histórias de Jequitibá: A Capital Mineira do Folclore” e programação especial do projeto “De Férias”
- Quando: 18, 19, 24, 25 e 26 de janeiro de 2025
- Onde: Sesc Palladium – Belo Horizonte
- Ingressos: Gratuitos. Retirada antecipada pelo Sympla ou na bilheteria 30 minutos antes da sessão.
- Mais informações: https://bileto.sympla.com.br/event/102069/d/296980/s/2029058