O Atlético teve uma noite para esquecer na Arena MRV. Nesta segunda-feira (17), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Gabriel Milito foi derrotada por 4 a 0 pelo Palmeiras. Com a expulsão de Hulk aos 30 minutos do primeiro tempo, o Galo se tornou uma presa fácil para o Alviverde. Os gols da partida foram marcados por Aníbal Moreno, Piquerez, Estêvão e Flaco López.
A expulsão de Hulk, principal jogador do Atlético, gerou grande revolta entre os torcedores atleticanos. Após marcar o terceiro gol, Estêvão provocou a torcida adversária com um gesto de silêncio, incitando uma reação que resultou em objetos sendo arremessados no campo e no banco de reservas palmeirense.
Com essa vitória, o Palmeiras somou três pontos, chegando aos 17 e ocupando a 5ª colocação no Brasileirão. O Atlético, com 13 pontos, caiu para a 9ª posição e sofreu sua primeira derrota na competição.
Próximos Compromissos
O Atlético volta a campo na próxima quinta-feira (20), enfrentando o Vitória no Barradão, em Salvador, às 18h30 (de Brasília). Já o Palmeiras recebe o Red Bull Bragantino no Allianz Parque, no mesmo dia, às 21h30, em partida válida pela 10ª rodada.
Desenvolvimento do Jogo
O técnico Gabriel Milito escalou Matías Zaracho, recuperado de uma entorse no tornozelo, como titular contra o Palmeiras. Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, repetiu a escalação que enfrentou o Vasco na rodada anterior.
O jogo começou com o Atlético pressionando os visitantes, e Hulk teve uma grande chance de abrir o placar aos 7 minutos. No entanto, o Palmeiras rapidamente começou a criar oportunidades, aproveitando os espaços deixados pela defesa atleticana. Aos 24 minutos, Aníbal Moreno abriu o placar para o Palmeiras após uma falha defensiva do Galo.
Aos 30 minutos, Hulk recebeu um cartão amarelo por reclamação e foi expulso logo em seguida, causando indignação ao jogador, que pediu que as imagens de TV fossem utilizadas para provar que não ofendeu o árbitro. Com um a menos, o Atlético viu sua situação piorar no segundo tempo.
Segundo Tempo
No segundo tempo, o Palmeiras consolidou a goleada. Aos 15 minutos, Saravia cometeu pênalti em Zé Rafael, que foi convertido por Piquerez. Apenas um minuto depois, Estêvão marcou um golaço, arrancando pela direita e acertando um chute indefensável para Matheus Mendes. Na comemoração, Estêvão provocou a torcida do Galo pedindo silêncio.
Controlando a partida com maior posse de bola, o Palmeiras teve outras oportunidades de gol. Aos 50 minutos, Vanderlan fez uma jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Flaco López, que completou para o gol vazio, fechando o placar em 4 a 0.
Incidente Final
O clima esquentou ainda mais no final do jogo, quando Paulinho, do Atlético, foi tirar satisfações com Marcos Rocha, do Palmeiras, após uma suposta cotovelada. O camisa 10 do Galo tentou agredir o lateral palmeirense e acabou sendo expulso.
Atlético 0 x 4 Palmeiras
Atlético
Matheus Mendes; Bruno Fuchs, Igor Rabello (Alisson), Rômulo, Saravia; Igor Gomes, Zaracho, Gustavo Scarpa (Palacios); Hulk, Paulinho, Cadu. Técnico: Gabriel Milito.
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo, Piquerez (Vanderlan); Aníbal Moreno (Gabriel Menino), Zé Rafael, Raphael Veiga; Estêvão (Mayke), Rony (Flaco López), Lázaro (Fabinho). Técnico: Abel Ferreira
Gols: Aníbal Moreno, do Palmeiras, aos 25’/1ºT; Piquerez, do Palmeiras, aos 15’/2ºT; Estêvão, do Palmeiras, aos 16’/2ºT, Flaco López, do Palmeiras, aos 50’/2ºT;
Cartões Amarelos: Igor Rabello, Zaracho, Hulk (CAM); Piquerez, Aníbal Moreno, Estêvão e Rony (SEP).
Cartões Vermelhos: Hulk e Paulinho (CAM);
Público: 31.448
Renda: R$1.945.500,62
Data e horário: segunda-feira, 17 de junho de 2024, às 20h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte-MG
Motivo: 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa-PE)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
Árbitro de vídeo – VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Da Redação com Itatiaia