Alunas de escolas de Sete Lagoas conquistaram os primeiros lugares na etapa microrregional na competição de xadrez nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizados na última semana em Paraopeba.

Keytila Silva Monteiro (16 anos) estuda na Escola Estadual Maurílio de Jesus Peixoto (Estadual) e ficou em primeiro lugar no Módulo II feminino de xadrez. Praticando há 10 anos, a aluna foi apresentada para o jogo por um professor, que lhe apresentou um novo mundo.
“O xadrez foi e é uma terapia pra mim. É onde eu me desligo totalmente do mundo, onde eu não fico ansiosa, não fico preocupada com o que vão pensar de mim. E um momento que eu prezo demais para que aconteça diariamente, seja no físico ou no online. Foi um esporte que me salvou na infância e me fez descobrir curiosidades sobre mim na minha adolescência”, comenta.

O professor de Educação Física Rodrigo Gama Macedo foi o responsável pelo aprendizado no xadrez, além de ser um grande incentivador. Pelos ensinamentos de Rodrigo que a estudante tem uma coleção de medalhas conquistadas neste esporte.
Esta competição, que aconteceu no Centro de Atividades Artesanais Zelina Cândida da Veiga, em Paraopeba, classificou os alunos que vão participar da fase Regional do JEMG, ainda sem data definida. Keytila, juntamente com outras quatro alunas de colégios de Sete Lagoas conquistaram quatro dos seis primeiros lugares no Módulo II: Yasmim Vitória Amaral (EE Edite Furst) ficou em segundo lugar; Yasmin Evellyn Garcia (EE Profº Cândido Azeredo) o terceiro; e Dafne de Lima Santos (EE Profº Cândido Azeredo), o quinto.

Confira a classificação geral dos classificados em xadrez:
Para além do xadrez, houveram também competições de handebol, basquete, futsal e vôlei. Na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Sete Lagoas participam estudantes das cidades de Araçaí, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Maravilhas, Matozinhos, Papagaios, Paraopeba, Pompéu, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.