Fazer atividade física nunca é de mais segundo recomendações dos profissionais da área. Em entrevista ao SeteLagoas.com.br, o professor de Educação Física, Tiago Pereira, falou que se possível fazer exercícios físicos diariamente seria o ideal. Já segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, SNS, 150 minutos semanais é o mínimo suficiente para a saúde.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, revelou que 46% dos brasileiros não fazem atividades físicas suficiente no lazer, no deslocamento das tarefas seculares ou no trabalho. Reflexo de uma população cada vez mais sedentária.
O exercício físico proporciona melhor condicionamento fisiológico e ainda previne várias doenças, dentre elas estão o controle da pressão arterial, do colesterol, do triglicérides, da glicose, além da redução de peso, uma medida contra a obesidade.
Segundo a União Saúde do Centro Universitário Luterano de Palmas, o ato de exercitar, praticando qualquer tipo de atividade física, faz com que o corpo libere endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar, diminuindo a ansiedade, o estresse do dia a dia, melhorando a qualidade do sono. A atividade melhora também o sistema imunológico combatendo assim os resfriados.
Ainda segundo a pesquisa, 28% dos brasileiros assistem à televisão pelo menos três horas por dia, sendo que parte desse tempo poderia ser voltado para praticar qualquer tipo de exercício como, por exemplo, fazer caminhada, correr na lagoa, andar de bicicleta, etc. Atividades estas que não necessitam de investimento financeiro, mas que fazem total diferença na saúde do ser humano.
O vídeo abaixo mostra a importância da atividade física na opinião de educadores e alunos que buscam qualidade de vida.
http://www.youtube.com/watch?v=WVbQ3oMh0ys
Por Tatiane Guimarães