Desde o dia 16 de junho deste ano, quando o ex-presidente do Conselho Deliberativo, Felisberto Gregório de Abreu, assumiu oficialmente a presidência do Clube, as mudanças começaram a surgir já na divisão de cargos. Foram criadas novas diretorias com o objetivo de distribuir corretamente as atividades, evitando o acúmulo de funções. Desta forma, além da presidência executiva e do conselho deliberativo, o Democrata Futebol Clube passou a ser dirigido pelas diretorias administrativa, jurídica, financeira, patrimônio e de futebol, composta por empresários e profissionais liberais de Sete Lagoas.
O presidente do Jacaré, Felisberto Gregório, destaca o empenho de todos os diretores e o apoio que vem recebendo. “Sete Lagoas está abraçando o Democrata, sentindo que podemos fazer um trabalho que dará resultados a médio e longo prazos. Toda a diretoria tem se empenhado ao máximo e muitas parcerias, fundamentais para alcançarmos nossos objetivos, estão sendo costuradas. A população terá muitas boas novidades nos próximos dias. Depois das eleições, o Democrata será a bola da vez”, finalizou.
Diretoria Administrativa – Sob o comando do contador Warley Barbosa, a diretoria administrativa, vem desempenhando um papel de organização da estrutura.
Em parceria com o programador Amilton Carneiro Leão, foi desenvolvido um sistema para controle das cadeiras cativas. Através deste software, está sendo gerada a cobrança via boleto bancário das taxas de trimestralidade que, em grande parte, se encontravam em atraso por falta de cobrança adequada. Além disso, está ocorrendo o levantamento e saneamento de irregularidades, por exemplo: cadeiras vendidas em duplicidade, contratos sem data, vias (do arquivo do Democrata) desaparecidas, cadeiras penhoradas, venda de ingressos para cadeiras que possuem donos, etc. O sistema permitirá o conhecimento da realidade e o gerenciamento mais eficiente das cadeiras cativas.
Diretoria Jurídica – Com o intuito de retornar com a credibilidade do Democrata, a diretoria jurídica, comandada pelo advogado Roberto Reis, busca renegociar e eliminar os mais de 40 processos contra o alvi-rubro setelagoano, que impedem diversas transações e repasses de verbas, além do risco de perda de patrimônio.
No último dia 23 de setembro, foi protocolada uma petição, em conjunto com o advogado Guilherme Cruz, solicitando a designação de uma audiência com todos os credores do Democrata, na esfera trabalhista, onde se encontram os processos de maior valor, para que possa ser renegociado o acordo celebrado em outubro de 2007, que não está adequado à realidade financeira do Democrata.
Diretoria Financeira – A diretoria financeira está a cargo do empresário Mário Ribeiro (Mário Preto). No primeiro momento, esta pasta está empenhada em gerar receitas para o Clube, visando cumprir, de forma escalonada, os compromissos passados e possibilitando um adequado orçamento para o Campeonato Mineiro de 2009. Neste sentido, na última segunda-feira (29/09), foi contratada a empresa setelagoana “a gente comunicação e marketing”, que terá como principais missões captar patrocínios, promover eventos e desenvolver produtos para o Democrata.
Diretoria de Patrimônio – Também foi criada a diretoria de patrimônio, que ficou a cargo do consultor de empresas Renato Paiva. Os principais objetivos desta diretoria são recuperar o Recanto do Jacaré, que servirá como clube recreativo e centro de treinamentos, e realizar as melhorias necessárias na Arena, especialmente a implantação do sistema de iluminação. O Recanto vem passando por alguma reforma desde o mês de julho. Os três campos estão sendo totalmente recuperados.
Diretoria de Fubebol – Comandada pelos empresários setelagoanos Elísio Conceição (Liquinha) e Arilton Machado, a diretoria de futebol atualmente acompanha os trabalhos da equipe júnior que disputa o Campeonato Mineiro e também se prepara para a Copa São Paulo de Juniores, em 2009.
O objetivo dos diretores é iniciar os trabalhos de estruturação da equipe profissional a partir do dia 1º de novembro, com participação de alguns atletas que estão atuando pelo júnior, bem como testar atletas profissionais, inclusive de empresários conceituados, que já procuraram o Democrata.
O grupo de empresários locais que irá contribuir financeiramente com o Jacaré já está praticamente fechado. Um evento de divulgação e busca de novos apoios deverá ser programado para os próximos dias.
Outro membro de peso garantido na equipe é o ex-jogador João Carlos, que está diretamente ligado à gerência de futebol de base. Alguns pequenos detalhes ainda impedem o anúncio oficial do ex-craque do Jacaré como treinador da equipe profissional para 2009, o que deverá ser solucionado ainda esta semana.
Uma notícia que está deixando os democratenses animados é a grande possibilidade de parceria com o Cruzeiro Esporte Clube. O acordo já se encontra bem adiantado, aguardando apenas o resultado das eleições no Clube da Capital Mineira para ajuste de detalhes e formalização.
Parcerias – Algumas empresas já fecharam parcerias com o Democrata, seja no fornecimento de produtos ou serviços, são elas:
– RM Sistemas – cessão de direito de uso de software de gestão
– GDA Contabilidade – prestação de serviços contábeis
– Seculus Relógios – doação de relógios com a marca do Clube
– Adubos Vanguard – fornecimento de adubos para os gramados
– HZ Telecom – implantação de internet sem fio na Arena
– Chavelo – prestação de serviços de chaveiro
– Casa Progresso – fornecimento de tintas
Associação Amigos do Democrata