Atlético e Cruzeiro darão visibilidade à Campanha no próximo domingo (19), quando os jogadores entrarão em campo acompanhados por crianças com deficiência, exibindo material de divulgação. O mesmo irá ocorrer na partida entre América e Villa Nova, às 10h30, no Independência. A Campanha Nacional de Acessibilidade é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, juntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Além da Sedese e dos clubes, vão assinar o termo: a Associação de Garantia dos Atletas Profissionais (Agap), Associação Mineira dos Cronistas Esportivos (AMCE), a Federação Mineira de Futebol (FMF), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped), a Secretario Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e o Conade, Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência de Belo Horizonte. A iniciativa tem o apoio da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e da Secretaria Estadual de Esportes e da Juventude (Seej).
O objetivo da campanha é sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras de atitude, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.