Sete Lagoas e Codisburgo estão entre as 189 cidades selecionadas pelo governo federal, em todo o país, como um dos destinos turísticos definidos pelo Ministério do Turismo, tidos como preferenciais durante a Copa do Mundo de 2014.
Os dados apontam também, que Minas Gerais é o Estado com maior número de circuitos selecionados – 22 ao todo, superando Estados do Nordeste como Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além de São Paulo e Rio de Janeiro.
Uma Pesquisa de Demanda Internacional no Brasil, divulgada pelo Ministério do Turismo, em 2010, demonstra que 32,7% dos turistas que viajam a lazer, procuram atrativos de natureza, ecoturismo e aventura e 18% procuram atrativos de cultura.
Em Minas Gerais, foram escolhidos, no raio de 50 km da capital Belo Horizonte, Mariana, Sabará e Brumadinho (Inhotim). Com isso, foram selecionadas cidades com até 150 km de distância, onde o turista poderá conhecer Ouro Preto, Congonhas e, na Região das Grutas, Lagoa Santa, Sete Lagoas e Cordisburgo.
A até 300 km, as cidades escolhidas foram: Tiradentes, São João del Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Lagoa Dourada, Diamantina e Serro. E, acima de 300 km, a sugestão são os destinos de bem-estar: Caxambu, São Lourenço, Lambari, Três Corações e Araxá.
Lembrando que, os turistas que estiverem buscando mais informações sobre as cidades turísticas podem acessar o Portal do Turismo, que reúne informações dos municípios mineiros no site www.minasgerais.com.br. O portal, oferece aos turistas, toda a informação necessária para planejar sua viagem como os principais atrativos turísticos, as programações culturais dos municípios, rotas e roteiros divulgados no Estado.
Da redação, com informações do Circuito das Grutas