Começaram nessa quarta-feira (4) as obras complementares de segurança viária na MG-010, trecho final da Linha Verde. O projeto batizado de “MG-010 Nota Dez” prevê a instalação de dispositivos de segurança dos mais modernos utilizados no mercado como defensas metálicas e barreiras New Jersey de modelos diferentes dos que estão instalados atualmente na via e sinalização horizontal em alto relevo.
Também está prevista construção de proteção de postes e pilares das passarelas que poderão suportar impactos de até 38 mil quilos. Para isso, nos entroncamentos ou em pilares de pontes, passarelas e viadutos, haverá a aplicação de material emborrachado especial, com capacidade de suportar grandes impactos.

Alguns trechos receberão camadas porosas de atrito para proporcionar mais segurança. Viadutos ganharão pinturas termoplásticas e seis painéis eletrônicos serão instalados, três em cada sentido, para veicular, entre outras, informações sobre condições de tráfego. No total, estão sendo investidos R$ 17 milhões em obras e equipamentos.
“A Linha Verde está recebendo tecnologia de primeiro mundo, com painéis eletrônicos, monitoramento e sistema vibraline. Se o motorista, por distração, sair da pista, será alertado pelo desconforto causado pela vibração do carro”, explicou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Santos Monteze.
Os serviços estão sendo realizados pela Consórcio Rodovias, empresa contratada pelo DER/MG, por meio de licitação. As obras complementares serão concluídas em nove meses.
José Elcio Monteze explicou que o projeto começou com os trabalhos de implantação de todas as defensas metálicas e as barreiras New Jersey. “São mais de 22 mil metros lineares de defensas metálicas, dos quais 5.500 são defensas triplas utilizadas pela primeira vez em rodovias mineiras”.
Nos próximos dias serão feitas as ranhuras no piso da rodovia, nos quilômetros 22 e 28. Serão 3.700 metros da camada porosa que irão proporcionar maior aderência do veículo na pista. As camadas porosas de atrito permitem mais estabilidade aos veículos.
Além dos equipamentos de segurança viária, mais R$ 2 milhões estão sendo investidos na implantação do Sistema de Atendimento Integrado ao Usuário da Linha Verde (SAI – Linha Verde) que oferece serviços de reboque e monitoramento online da MG-010, MG-424 e LMG-800, entre outros serviços.
AGÊNCIA MINAS