Dentro das ações de incentivo à comercialização do destino Minas Gerais no mercado internacional, a secretaria de Estado de Turismo recebe, entre os dias 17 e 19 de abril, um grupo de 12 operadores de turismo dos Estados Unidos. O grupo ficará três dias no Estado e conhecerá Belo Horizonte, as cidades históricas de Tiradentes e São João del-Rei, além do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho.

Somente nos dois últimos anos, a Setur já recebeu 96 operadores nacionais e internacionais. A viagem de familiarização (famtour) dará aos jornalistas a oportunidade de fazer visitas técnicas aos hotéis, restaurantes e equipamentos turísticos, propiciando a formação de roteiros com alguns dos atrativos naturais, históricos e culturais do Estado.
A iniciativa é da Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com a Embratur, que vêm trabalhando para inserir o produto mineiro de forma inovadora e competitiva no mercado turístico mundial, tendo em vista a implementação do vôo que interliga Miami a Belo Horizonte, em operação desde o início de novembro de 2008, operado pela companhia American Airlines.
A Secretária Érica Drumond lembra que o Governo de Minas tem realizado, nos últimos anos, uma série de ações de divulgação e promoção do destino mineiro no mercado internacional. “Precisamos atrair o maior número de norte-americanos, pois a implementação da nova rota significa uma grande possibilidade para o mercado turístico mineiro e para o desenvolvimento da atividade econômica do Estado. A visita desses operadores irá promover a inserção do destino Minas Gerais nas prateleiras das principais agências e operadoras do turismo dos EUA”, ressalta.
Partindo de Belo Horizonte, os operadores passarão pelas cidades históricas de Tiradentes e São João del-Rei, onde visitarão, museus, igrejas e restaurantes. Para encerrar o Famtour – viagem de familiarização para operadores –, o grupo segue para Museu de Arte Contemporânea Inhotim, que chama a atenção pela beleza cênica e obras peculiares de artistas renomados, como os belos jardins projetados por Burle Max.
INTEGRAÇÃO
No início deste ano, a diretora de Estruturação do Produto Turístico da Setur, Fernanda Fonseca, participou, em Brasília, de uma reunião com a presidente da Embratur, Jeanine Pires, e representantes de outros estados que receberam, como Minas Gerais, novos voos para o Estados Unidos. A proposta é a criação de uma estratégia conjunta para 2009. “Vamos trabalhar para a criação de roteiros integrados, em que poderemos atrair o visitante internacional que vem para o Brasil atraído pelo circuito Sol e Praia, ofertando também Minas Gerais como destino complementar para o turista internacional”, comentou Fernanda Fonseca.
A idéia do Ministério do Turismo é reforçar a campanha publicitária Brasil Sensacional, lançada em Nova York em setembro do ano passado, e promover ações para profissionais de turismo dos Estados Unidos com o intuito de impulsionar a comercialização de novos pacotes e roteiros que incluam os estados que receberam os voos.
Atrás da Argentina, o segundo país emissor de turistas para o Brasil é os Estados Unidos. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, informa que cerca de 700 mil norte-americanos visitaram o país em 2007, por negócios, eventos e convenções, visita a amigos e parentes, lazer e outros.
Fonte: http://www.turismo.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=628&Itemid=59