
O Vozes do Morro é um programa do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e do Governo de Minas que dá visibilidade à música produzida nas periferias, vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte, Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Lançado em 2008, o programa privilegia o ineditismo e incentiva a diversidade de linguagens musicais.
César, Ronilson e Jorge relatam o esforço que fazem para conciliarem o trabalho do dia-a-dia com a arte. “Trabalho de dia como impressor e à noite faço shows. Vim fazer a inscrição correndo, porque hoje ainda vou fazer um show”, afirma Jorge, morador de Ribeirão das Neves que vai concorrer mostrando o seu talento com voz e violão.
Ronilson é servidor público e segurança e ainda consegue tempo para participar de um grupo de samba de raiz. “Fizemos a letra da música em uma noite para o Vozes do Morro”, conta. Já César Nascimento tem uma banda de pop rock. “Tem momentos que dá medo porque falta tudo. Mas assim mesmo continuo”, diz ele, que mora em Mário Campos. Para driblar a falta de recursos ele divulga seu trabalho na internet e conta agora com a classificação no Vozes para ter sua música divulgada. A faixa escolhida “O Amor”, é a preferida de alguns fãs da banda.
César ressalta que o trabalho de divulgação feito pelo Vozes é muito importante. “Só fazer uma boa música não é suficiente. Temos que aparecer, divulgar o trabalho”, informa.
Os músicos querem, por meio do programa do Servas, dar visibilidade ao trabalho artístico, mas também mostrar o valor que tem suas comunidades. “Faço parte da Associação dos Artistas do Morro, do Morro do Papagaio. Temos um bom trabalho na comunidade. É importante mostrar que muita coisa boa sai da favela”, diz Ronilson, morador do Morro do Papagaio.
Inscrições
As inscrições no Vozes do Morro podem ser feitas até o próximo dia 30, pelos Correios e na Secretaria de Estado de Cultura, na praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O formulário de inscrição e o edital da edição 2009 do programa estão disponíveis no site www.vozesdomorro.mg.gov.br.
Serão selecionados dez finalistas que gravarão uma faixa musical e um videoclipe que serão veiculados durante o ano nas TVs e rádios que apoiam o programa. O resultado será publicado no Minas Gerais no dia 17 de junho e no site do Vozes do Morro.
A escolha dos finalistas é feita por uma comissão, selecionada pela Secretaria de Estado de Cultura, formada por jornalistas da área cultural que atuam nos principais veículos de comunicação do Estado.
Podem participar artistas-solo e grupos de qualquer gênero musical que não tenham sido diretamente beneficiados por leis de incentivo nos últimos dois anos. Nesta edição não serão aceitos candidatos menores de 18 anos e cada artista ou grupo poderá inscrever até duas músicas com até 3 minutos de duração, sendo que apenas uma será selecionada.
No ano passado, o Vozes do Morro recebeu 499 inscrições. Em dezembro de 2008 um show em Belo Horizonte marcou o encerramento da primeira edição do programa. O projeto teve o apoio do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Sert/MG) e de emissoras de rádio e televisão.
Serviço
Data da inscrição:até 30 de abril
Local da inscrição:
Pessoalmente: Secretaria de Estado de Cultura – Superintendência de Ação Cultural, Palacete Dantas, praça da Liberdade, 317
– Correios: o candidato deverá enviar o envelope lacrado, com Aviso de Recebimentos (AR) para Programa Vozes do Morro – Edição 2009, Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais – Superintendência de Ação Cultural, Palacete Dantas, praça da Liberdade, 317, bairro Funcionário, Belo Horizonte/MG – CEP: 30.140-010, sendo 30 de abril a data final para envio da inscrição comprovada pelo carimbo de postagem.
Horário das inscrições: de 12h às 17h
Resultado: Será publicado no Minas Gerais no dia 17 de junho e no site do Vozes do Morro ( www.vozesdomorro.mg.gov.br)
Documentos Obrigatórios:
– 1 via da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada
– 6 cópias em CD com até duas músicas interpretadas pelo artista ou grupo, solo ou instrumental, com acompanhamento de pelo menos um instrumento. Grupos vocais poderão enviar gravações”à capela”. O CD deverá constar o nome do artista-solo/grupo musical e o nome de cada música na ordem em que foi gravada
– 6 cópias da letra impressa de cada música inscrita
– 1 cópia dos documentos comprobatórios do artista-solo ou de cada componente do grupo musical (cópia da carteira de identidade e CPF e cópia de comprovante de residência com data anterior à data da publicação do edital (15.4.2009) – pode ser cópia de conta de água, energia elétrica, telefone ou outro documento que possa comprovar a residência do candidato)
– 1 cópia do Termo de Cessão de Direitos Autorais, devidamente assinado pelos autores da composição musical (letra e música), sendo 1 Termo de Cessão de Direitos Autorais para cada composição inscrita no processo de seleção
Documentos opcionais:
Recorte de notícias (clippings), reportagens, publicações, programas e outros materiais impressos, em que figurem o nome do artista-solo e/ou grupo musical participante do processo de seleção