Além da coleta de amostras de sangue para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), a equipe vai divulgar, orientar e distribuir panfletos sobre doação de sangue.
Nesta campanha, a equipe da unidade de Coleta e Transfusão de Além Paraíba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade, espera cadastrar 20 candidatos.
Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto, preencher os formulários para o cadastramento, ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. São feitos todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (de 5 ml a 10 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA). O resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de histocompatibilidade/Imunogenética serão incluídos no Redome, coordenado pelo Laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No momento da coleta da amostra de sangue, a pessoa assina um Termo de Consentimento com orientações sobre o que é o transplante de medula óssea e fica ciente que o candidato à doação de medula óssea deve encontrar-se em bom estado de saúde e o resultado dos exames de compatibilidade (HLA) não estará disponível ao doador. Quando surgir compatibilidade do candidato com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.
Mais informações: Fundação Hemominas (31)3280-7440 e 3280-7455 e Posto de Coleta Além Paraíba (32)3462-4597 e 3462-2833.