Seis municípios de Minas Gerais decretaram situação de emergência por causa das chuvas no atual período chuvoso, de acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (10) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). São eles: Alfenas e Capetinga, no Sul do estado, Aracitaba e Alto Rio Doce, na Zona da Mata, Lassance, no Norte, e São João del-Rei, no Campo das Vertentes.
As chuvas deixaram, até o momento, 405 pessoas desabrigadas – que necessitam de abrigo público como habitação temporária – e 1.433 desalojadas – encaminhadas para casas de parentes ou amigos devido aos desastres. Não há registros de óbitos.
“Nós entramos no período chuvoso. Diferentemente do ano passado, ele foi iniciado em 21 de setembro. Geralmente é a partir de 1º de outubro. Vivemos uma instabilidade inicial, e a tendência é que esta semana seja mais tranquila que a semana passada”, afirmou o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa.
Segundo ele, no entanto, não estão descartadas situações de ventos e chuvas fortes, principalmente nas regiões Central, Zona da Mata e parte do Triângulo.
Veja como fica o tempo em Minas Gerais nesta semana
Os municípios podem solicitar recursos federais para ações de resposta e recuperação das áreas afetadas pelos temporais mediante o reconhecimento da situação de anormalidade declarada.
No período chuvoso 2021/2022, encerrado em março deste ano, 450 municípios mineiros decretaram situação de emergência por causa das chuvas. Foram registrados 30 óbitos.
Alertas meteorológicos
A população pode obter alertas meteorológicos da Defesa Civil pelo celular. As pessoas interessadas devem enviar um SMS para o número 40199 e se cadastrar informando o CEP da residência ou do local desejado.
Com g1