Criada em abril pelo comando do 25º Batalhão de Polícia Militar, BPM, a patrulha de prevenção ao homicídio apresenta bons resultados em um mês de operações. O foco da patrulha é a atuação nas causas primárias do delito por meio de análise qualitativa de cada ocorrência (diagnóstico criminal) e levantamento de informações de inteligência de segurança pública. As medidas proporcionam atuação reativa qualificada no enfrentamento dos conflitos interpessoais e envolvimento da comunidade na busca da solução dos problemas aflorados com o objetivo de reduzir a incidência dos delitos de homicídio.
A atuação preventiva da patrulha é voltada para buscar informações que possam identificar possíveis vítimas e também os possíveis autores de homicídios. A partir de então desenvolve um trabalho de monitoramento dessas pessoas executando visitas, abordagens ou até mesmo cumprimentos de mandados de busca e apreensão.
Ocorrendo o crime de homicídio, com base nas informações coletadas durante o registro da ocorrência é feito um cruzamento com as informações coletadas pela patrulha, assim, aumentam-se as possibilidades de uma resposta mais efetiva, ou seja, captura ou identificação do autor.
Levantamentos feitos nos primeiros 25 dias de atuação da patrulha de prevenção a homicídios mostram-se positivos, frente aos presentes dados: foram apreendidos sete adolescentes infratores, oito armas de fogo e drogas diversas. 21 pessoas foram presas e dez veículos foram recuperados.
Com informações de 25°BPM