O prefeito de Sete Lagoas, Mário Marcio Campolina Paiva, o Maroca (PSDB), participou juntamente com milhares de prefeitos do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas. Na abertura do evento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou aos governantes municipais a

acelerarem os investimentos em infraestrutura e nos programas sociais em resposta à crise. Lula disse que a estratégia, se implantada, renderá pelo menos dois dividendos. Um deles é impedir a desaceleração acentuada da atividade econômica e a piora dos indicadores sociais. O outro é aumentar as chances de os atuais governantes colherem vitórias nas próximas eleições.
Lula assinou durante o encontro com os prefeitos cinco atos voltados para a administração municipal. Uma das medidas foi a edição de uma medida provisória que permite às prefeituras refinanciar em até 20 anos dívidas com a Previdência . Outra medida foi a liberação de uma linha de crédito no valor de R$ 980 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para compra de equipamentos, como tratores. Considerado um trunfo para fazer da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, presidente do país em 2010, Lula adotou um discurso político eleitoral voltado ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Participou também do encontro no centro de convenções Ulysses Guimarães, a secretária de educação Maria Lisboa de Oliveira, onde foram discutidos temas como analfabetismo, combate à mortalidade infantil e pobreza. Maroca ainda reuniu-se com diversas autoridades políticas. Em Brasília, foi recebido pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB) e participou de sessão plenária, sendo apresentado aos membros da casa e aplaudido por todos. O prefeito visitou o gabinete dos deputados federais Márcio Reinado (PP) e Miguel Côrrea Júnior (PT), onde foi recebido pelo assessor José Pedro.
“A viagem representa um esforço da administração municipal para captar investimentos para a cidade”, afirma o prefeito. Nos próximos meses, Maroca deve retornar à capital federal na busca de recursos. Nesta sexta-feira, 13, o secretário municipal de planejamento Estevão Bakô, o secretário municipal de indústria e comércio, Gustavo Paulino e o secretário de governo, Nadab Abelin, estarão reunidos na Vice Governadoria do Estado para traçar a reforma administrativa e o choque de gestão, sendo esse o primeiro passo para que a reforma seja implementada em Sete Lagoas.
Da redação