A comissão especial para acompanhar a prestação de serviço do SAAE, formada pelos vereadores Marcelo Cooperseltta, Milton Martins e Padre Décio, apresentou na tarde desta terça-feira, 23, durante a reunião ordinária da Câmara, um vídeo da situação de bombas e reservatórios no bairro Wenceslau Braz e de lançamento de esgoto no Belo Vale.
No bairro do Belo Vale os vereadores constataram o lançamento de esgoto da ETE do Kuwait diretamente em um córrego próximo e uma escavação aberta onde deveria ser colocada uma bomba. O vereador Milton Martins ainda observou “está apenas para cumprir cenário, fingir que se tem uma bomba, mas o esgoto está sendo lançado no córrego”.
A situação do vazamento do reservatório no bairro Wenceslau Braz que tem um buraco em uma das paredes há mais de um ano também foi mostrada. “E essa água vazando límpida vai se misturar com o esgoto do bairro logo abaixo”, contou Martins durante sua apresentação.
A preocupação dos vereadores em relação ao livre acesso que os mesmos tiveram as estruturas levantou a questão sobre a facilidade em se contaminar a água. “Tivemos acesso irrestrito as estruturas”, contou Martins que ainda destampou várias vezes uma caixa d’água que seria utilizada para a processo de cloração da água que será disponibilizada para consumo, como pode ser visto no vídeo.
Posteriormente ao ser questionado sobre o acesso as estruturas pelo vereador Pastor Alcides, Milton Martins voltou a afirmar que todos os lugares estavam em terrenos de fácil acesso, até para moradores. “Há inclusive o risco de crianças caírem nesses lugares”, finalizou Martins.
O vereador Marcelo Cooperseltta ressaltou a necessidade de se tomar uma atitude “essa comissão vai ter resultados, vamos até o fim”.
Por Nayara Souza.