Educação é um direito de todos os brasileiros, portanto o acesso a ela deve ser facilitado e preservado. Em Minas Gerais, foram implementadas políticas e ações que tornaram o estado uma referência nacional pela sua capacidade em implementar soluções inovadoras no atendimento, melhorias e qualidade na educação oferecida à população.
Entre as várias conquistas no setor educacional são citados a universalização do acesso à educação básica, a ampliação do tempo escolar, a qualidade do ensino, a igualdade , o aprimoramento da educação profissional, a valorização dos profissionais , o desenvolvimento da gestão educacional e as melhorias nas estruturas físicas, de funcionamento e pedagógicas das escolas, além da cooperação com os municípios.
O deputado estadual Douglas Melo, que é vice- presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em seu primeiro semestre de trabalho parlamentar apresentou dezenas de requerimentos com solicitações de melhorias na estrutura física das escolas de Sete Lagoas e região, além de investimentos para a aquisição de computadores e melhorias na infraestrutura dos laboratórios de informática e biologia. Tais requerimentos podem ser consultados no site da Assembleia:http://www.almg.gov.br/deputados/conheca_deputados/deputados-info.html?idDep=22531&leg=18
Segundo Douglas Melo, “para que aconteça uma educação de qualidade é essencial que as escolas estejam em boas condições de funcionamento e com um corpo docente competente, bem preparado e, acima de tudo, valorizado.” O parlamentar defende uma escola bem estruturada e que ofereça condições adequadas de trabalho e o ambiente ideal para a boa aprendizagem.
Douglas Melo afirma que é preciso estar atento às necessidades dos profissionais da educação e dos alunos. “Estou sempre à disposição para visitar as escolas, dialogar com a direção, professores, colaboradores administrativos e alunos para saber de suas necessidades e expectativas e levar ao governo do Estado as reivindicações e trabalhar para que elas sejam atendidas, conclui o deputado.
Com Ascom Douglas Melo