“Um lugar que me trouxe de volta as pernas”. Essa é a definição da cadeirante Aramita Junia Pereira para o Centro de Equitação e Equoterapia Gileade (CEEG) que foi homenageado durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (30). Marli de Luquinha (PSC) foi a proponente de Moções que foram entregues a três atendidos pelo centro que conseguiram resultados expressivos em recentes competições. Aramita, por exemplo, é a atual campeã brasileira de Paraenduro.
Depois de entregar as homenagens, Marli disse que conheceu o centro há quatro anos e se apaixonou. “É uma instituição séria onde vidas são salvas. Nos representaram no campeonato de paraenduro. Por isso esse pequeno gesto de gratidão pelo que vocês fazem”, afirmou. Além de Aramita, receberam Moções Mateus Freitas Rodrigues e Andreza Silva Moreira.
O CEEG é uma entidade sem fins lucrativos e atende hoje a 38 pessoas de baixa renda por meio de doações. A fila de espera é de aproximadamente 80 pessoas. O centro dispõe de profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores, educadores, guias, laterais e tratadores de cavalo para os atendimentos.
Votações
Na ordem do dia todos os textos foram aprovados. Uma Reunião Extraordinária foi realizada para a votação em trâmites finais de duas matérias. O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 16/2017 do Executivo que “dispõe sobre os depósitos judiciais e administrativos em processos nos quais o município de Sete Lagoas seja parte, conforme lei complementar federal nº 151, de 05 de agosto de 2015 e dá outras providências”. O vereador Gilson Liboreiro (PSL) se absteve de votar a matéria que foi aprovada com três emendas. E o Substitutivo ao Projeto de Lei (S1PL) 83/2017 que “cria ouvidora e a corregedoria da Guarda Civil Municipal de Sete Lagoas e dá outras providências”.
Demais aprovações
S1APL
Também foi aprovado o Substitutivo 1 ao Anteprojeto de Lei (S1APL) 31/2017, de Renato Gomes (PV), que “altera a lei ordinária nº 7.847/2010 que institui o auxílio transporte para os servidores da secretaria municipal de Educação no município de Sete Lagoas”.
APL
Na pauta de Anteprojetos de Lei (APL) os vereadores aprovaram propostas diversas para o benefício e desenvolvimento da cidade. O APL 44/2017 é de Marli de Luquinha (PSC) e “dispõe sobre a utilização de sistema informatizado para a solicitação de vagas em creches e pré-escolas que compõem a rede municipal de ensino do município de Sete Lagoas”.
Fabrício Nascimento (PRB) assina o APL 75/2017 que “dispõe sobre o procedimento de averiguação anual da estrutura física dos prédios de atendimento, geridos pela secretaria municipal de saúde de Sete Lagoas. O APL 95/2017, de Pr. Alcides (PP), “dispõe sobre o projeto “cidade limpa” e dá outras providências”.
O vereador Gonzaga (PSL) espera com o APL 96/2017 instituir “a semana municipal de prevenção e combate à hipertensão arterial”. O APL 100/2017 é de Milton Martins (PSC) e “torna obrigatória a permanência de ambulância de resgate e de profissional de saúde em locais de grandes aglomerações de pessoas”.
Também na área da saúde o APL 102/2017, de Gilson Liboreiro (PSL), “estabelece objetivos e diretrizes para a adoção de medidas de atenção à saúde materna e infantil no município de Sete Lagoas”. O APL 117/2017 de Gilberto Doceiro (PMDB) “dispõe sobre a cessão de direitos creditórios originados de créditos tributários e não tributários do município de Sete Lagoas”. E, fechando a pauta, o APL 123/2017 de Rodrigo Braga (PV) “dispõe sobre a instalação de sinalização nas vias públicas urbanas e rurais do município de Sete Lagoas que estejam sujeitas a travessias de animais silvestres e dá outras providências”.
RFAPL
Quatro textos de Redação Final a Anteprojetos de Lei (RFAPL) estiveram em pauta e foram votados em bloco. A RFAPL 74/2017, 83/2017, 93/2017 e 99/2017.
Da Redação com Ascom Câmara