Uma pesquisa recente divulgada pelo AliExpress revelou que quase 70% dos consumidores interromperam suas compras devido à relutância em pagar o imposto de importação no âmbito do programa Remessa Conforme.
De acordo com as informações divulgadas pelo varejista chinês, a maioria dos 66% que não finalizaram suas compras pertence às classes C, D e E. Estes são indivíduos de baixa renda que não têm outra alternativa senão buscar os mesmos produtos em lojas brasileiras.
Além disso, a pesquisa também revelou que 75% dos entrevistados são contra o aumento de impostos para as plataformas de comércio internacional, como o fim da isenção federal para compras abaixo de US$ 50.
Quando questionados sobre a situação do Remessa Conforme, 87% dos entrevistados afirmaram que seria mais adequado para o governo reduzir a taxa de produtos nacionais em vez de aumentar a alíquota para importados.
Outro aspecto importante da pesquisa é que a maioria dos brasileiros recorre a plataformas asiáticas em busca de preços mais competitivos ou até mesmo porque o produto desejado não está disponível no mercado brasileiro.
Os dados do AliExpress indicam que o programa Remessa Conforme conseguiu afastar os brasileiros das plataformas chinesas, mas o varejo continua pressionando o governo federal em busca da total tributação.
Na perspectiva dos empresários, existe uma “concorrência desleal”, e muitos defendem uma alíquota de 20% para compras abaixo de US$ 50, que também deve ser somada aos 17% de ICMS.
da redação com TudoCelular