A Prefeitura de Paraopeba decretou emergência em saúde pública por conta do grande número de notificações de arboviroses no município, como publicado no Diário Oficial Eletrônico. A medida vale por 180 dias.
![Foto: Reuters](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2020/12/aedes.png)
A decisão foi divulgada na última terça-feira (4). Paraopeba tem um índice de infestação mais de 1344% acima do permitido para o mosquito Aedes aegypti (12,2%, sendo que o ideal é abaixo de 1%), De acordo com a Prefeitura Municipal, a maior infestação foi encontrada em vasos ou frascos, pratos de plantas, bebedouros, lona, latas entre outros.
O decreto prevê a adoção de medidas administrativas e assistenciais, como a compra de insumos e materiais, e contratação de bens, serviços e equipamentos com dispensa de licitação enquanto durar o prazo de emergência.
Situação alarmante
Desde o final de janeiro, Paraopeba vive o temor de um surto de dengue e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti. O município fez um alerta para que a população faça sua parte para evitar mais infestação pelo mosquito.
“Lembrando que de acordo com diversas pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais, 90% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências. A grande maioria dos depósitos com larvas foram: bebedouros de animais, lixos (vasilhas, lonas plásticas, latas, entre outros), pneus e tambores ou baldes com água”, diz a prefeitura, em comunicado.