Nem todos os alimentos que parecem saudáveis realmente são. A aparência e o sabor não garantem que um alimento seja benéfico à saúde. Para avaliar se um alimento é saudável, é importante considerar dois fatores principais:
- Composição nutricional: Verifique se alimentos naturais são ricos em fibras e vitaminas.
- Lista de ingredientes: Em produtos industrializados, observe a ordem dos ingredientes e evite os que têm açúcar, gorduras ou conservantes como primeiros itens.
Alimentos naturais, como frutas e grãos, são sempre as melhores escolhas. A nova rotulagem da Anvisa, que identifica produtos com alto teor de açúcar, gordura saturada e sódio, é uma ferramenta útil para facilitar escolhas mais saudáveis.
Você sabia que alguns alimentos são saudáveis ou não, apesar de sua aparência?
Abacate: Apesar de sua aparência cremosa e textura rica, o abacate é uma excelente fonte de gorduras saudáveis, fibras e vitaminas. Ele ajuda a melhorar a saúde do coração e promove a saciedade.
Iogurte de frutas: Embora pareça saudável, muitos iogurtes de frutas são carregados com açúcar adicionado, corantes e aromatizantes artificiais. Esses aditivos podem transformar um lanche aparentemente nutritivo em uma opção menos saudável do que um iogurte natural sem açúcar.
Beterraba: Embora sua cor forte e seu sabor terroso possam não agradar a todos, a beterraba é rica em antioxidantes, fibras e nitratos, que ajudam a melhorar a circulação e a saúde cardiovascular.
Batata-doce: Apesar de parecer um carboidrato simples, a batata-doce é uma excelente fonte de fibras, vitaminas (especialmente a vitamina A) e antioxidantes. Ela também possui um baixo índice glicêmico, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
.
Barras de cereais: Apesar de sua imagem de snack saudável, muitas barras de cereais contêm açúcar adicionado, xarope de milho e gorduras hidrogenadas. Isso as torna mais parecidas com doces do que com uma opção realmente nutritiva.
Maria Eduarda Alves