A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), recebeu três novas caminhonetes 4×4 para serem usadas como nebulizador para combate ao Aedes aegypti na cidade e em outros 35 municípios. A entrega foi realizada na última sexta-feira (31).
![](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/srs-setelagoas.jpg)
Os veículos advém de recursos do governo estadual para os consórcios intermunicipais de saúde – os motoristas destes veículos, manutenção, combustível e outros também estão garantidos nesta verba. O uso destes “fumacês” serão de acordo com a situação epidemiológica de cada um e seguindo as normas técnicas vigentes.
“Considero que a maior relevância está na disponibilização de veículos e máquinas de Ultra Baixo Volume [sigla UBV, técnica que é utilizada para aplicar os inseticidas] novas, com condutores capacitados para fins de complementação das ações emergenciais para controle vetorial de surtos ou epidemias de arboviroses para uso específico no território da regional”, conta a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Sete Lagoas, Silmeiry Angélica Teixeira.
Situação de arboviroses em Sete Lagoas
De acordo com a SES-MG, Sete Lagoas possui 89 casos de dengue e 54 de chikungunya registrados neste ano. Em todo o estado são mais de 8 mil casos de arboviroses confirmadas.