Segundo nota divulgada pela secretaria de Saúde nesta segunda, 06 as equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município estão completas. Segundo a nota as 39 unidades de saúde contam com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de Enfermagem e agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Para o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Henrique Avelar de Pinho Simões, esse é um motivo de orgulho.
“Com o apoio do Ministério da Saúde e grande empenho do nosso prefeito, conseguimos preencher todas as unidades de saúde com todos os profissionais necessários para o bom funcionamento. Tínhamos um vazio assistencial em 13 unidades que estava sem esse profissional. Poucas vezes Sete Lagoas esteve com as equipes completas, é um momento histórico na vida da cidade”, se alegrou o secretário que destacou a dificuldade em encontrar esses profissionais antes da existência do Programa Mais Médicos do Governo Federal.
Sueli Lacerda, diretora da atenção primária, explica que a ESF é a porta de entrada para o atendimento na saúde pública, com exceção dos casos de urgência e emergência, que as portas de entrada são os Pronto Atendimentos (PA) e Hospital Municipal.
“O foco principal da ESF é a promoção e prevenção, mas também atua na recuperação e reabilitação da Saúde. Tudo isso de modo a facilitar o acesso aos usuários com o máximo de resolutividade dos atendimentos no nível de complexidade que cabe às ESF e, assim, desafogar o atendimento nos PA’s e HM”, explica Sueli.
Ainda de acordo com a diretora, as ESF realizam o atendimento, através de visitas domiciliares, atendimento individual de equipe multiprofissional, grupos educativos de saúde, como o grupo de Idosos, Diabéticos e Hipertensos, Planejamento Familiar, Alimentação e Nutrição, Saúde da Mulher, dentre outros.
“A equipe de saúde é o conjunto de todos os profissionais que interagem e mantém contato com o usuário, realizando também uma troca mútua de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e os usuários”, finaliza.
Em Sete Lagoas, 39 ESF atendem 142 bairros da cidade. Segundo o Secretário de Saúde, a meta da SMS é aumentar o número de unidades e assim ampliar a cobertura de atendimento para 80% da população. Atualmente, 55% da população é coberta por essas unidades de saúde. O estabelecido pelo Ministério da Saúde é que cada equipe se responsabilize pelo acompanhamento de até 4 mil pessoas.
O quadro de profissionais ficou completo através do programa “Mais Médicos”, no início de dezembro sete médicos cubanos se juntar aos outros cinco que já estavam atuando na cidade desde o início de novembro. Além dos cubanos, Sete Lagoas recebeu no dia mais dois médicos brasileiros.
NOVOS MÉDICOS CUBANOS
– Elsa Conde Calvo = ESF Kwait;
– Elvis Ramon Martin Rodriguez = UBS Cidade de Deus;
– Enrique Osa Aguiar = ESF Barreiro;
– Eralisis La Caridad Vedey Ruiz = ESF Orozimbo Macedo;
– Ernesto Perez Chacon = UBS Belo Vale;
– Camilo Silva Fuerte = ESF JK;
– Beatriz Grave de Peralta Falcon = ESF Cidade de Deus I;
– Daniel Hernandez Hernandez = ESF Bouganville;
– Caledis Matos Lobaina = ESF Verde Vale;
– Bertha Aguilar Varona = ESF Belo Vale II;
– Caridad Morales Salgado = ESF Jardim dos Pequis e
– Dailet Soraya Ramirez = ESF Luxemburgo.
NOVOS MÉDICOS BRASILEIROS
– Deborah Chaves Gomes = ESF CDI e
– Ricardo Teixeira Pimentel de Oliveira = ESF Itapuã I.
Com informações ASCOM Saúde.