Segundo o Ministério da Saúde “Humanização é a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde e enfatiza a autonomia e o protagonismo desses sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão. Pressupõe mudanças no modelo de atenção e, portanto, no modelo de gestão”.
O GTH foi criado em 2005 e desde então seus membros são incentivadores dos trabalhos voltados para humanização em saúde, proposta da política nacional de humanização do Ministério da Saúde.
A programação do evento contará com duas palestras: dia 23 palestra com os Empresários Antônio de Pádua e Estevam Bretas que realizam trabalhos voluntários em comunidades carentes – a Humanização Sobre um Olhar Voluntário, no dia 24 palestra com o Padre Evandro com o Tema Humanização. As palestras serão realizadas no Auditório do HNSG.
Nos dias 25 e 26 serão realizados mini cursos para os funcionários do HNSG. O objetivo dos mini cursos é a valorização das pessoas, os cuidados consigo próprio, com sua saúde física, psíquica e emocional bem como o aumento da auto estima.
Durante a semana será realizado o acolhimento musical aos funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes, com a participação de voluntários da nossa comunidade, Stela Maris e Neuma Cotta, no teclado e Frankin no violino. “O objetivo das ações de humanização e quebrar o paradigma que o Hospital e um lugar de tratar doente, e enxergá-lo como um ambiente onde as pessoas buscam o seu restabelecimento físico e emocional” diz Kátia Silene – Coordenadora do Grupo de Trabalho em Humanização do HNSG.
O encerramento será no Auditório do HNSG no dia 27 com apresentação da Banda formada pelos alunos da APAE.