Com 72 novos casos confirmados da COVID-19 em 24 horas, Matozinhos bateu novo recorde de casos nessa segunda-feira (29/3). Até então, o maior número de confirmações por dia havia sido registrado em 23 de março: 54 casos.
Entre as novas confirmações está uma criança de 6 anos, além de 33 homens e 38 mulheres com idades até 71 anos.
O município está chegando à marca dos 2.000 infectados. De acordo com o último boletim epidemiológico, 1.877 pessoas foram infectadas desde o início da pandemia e 33 pessoas morreram em decorrência da doença. Atualmente, existem 174 casos em acompanhamento.
O número de casos e óbitos confirmados na cidade dobrou nos três primeiros meses de 2021. Até 31 de dezembro, Matozinhos havia confirmado 915 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus e 15 óbitos. Desde então, houve um aumento de 105%, sendo que 538 confirmações aconteceram apenas em março.
Colapso no atendimento
Na semana passada, a prefeitura confirmou que o município vive um “caos irreparável” e o colapso do atendimento na UPA 24h – que alcançou mais de 100% da sua capacidade de internação. “A situação é muito grave, o município não está conseguindo mais transferir os pacientes para as cidades que são referência.”
Matozinhos não tem hospital com leitos disponíveis para tratamento da doença. Em um cenário emergencial, a UPA teve que ser adaptada para sustentar a situação. A unidade é a referência para tratamento dos pacientes com COVID-19, mas não tem estrutura de uma UTI, necessária para tratar os casos com maior gravidade.
“O cenário é assustador, entretanto, a equipe da saúde que está na linha de frente, tem feito de tudo para salvar vidas, mesmo com tantas limitações” afirma a prefeitura.
Da Redação com EM