Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, realizado hioje, dia 1 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas por meio da Secretaria de Saúde irá realizar uma mobilização com distribuição de materiais educativos, informativos e preservativos nas unidades de saúde como forma de orientar sobre os riscos da doença na cidade. Na programação, haverá ainda a apresentação da Companhia de Teatro Condelon, com a peça “Balada”. O tema da campanha desse ano é o preconceito, com o slogan “Somos Iguais. Preconceito não“.
Por ano, são registrados cerca de oito mil casos de Aids em jovens de 13 a 29 anos. De acordo com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da cidade localizado no Centro Viva Vida; 777 pessoas são cadastradas com HIV positivo. Como ainda não há cura para a AIDS, seu combate deve ser feito por meio de medidas preventivas como o uso de, o controle de qualidade do sangue usado em transfusões e o emprego de seringas e agulhas descartáveis são algumas formas de prevenção contra a doença.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde o surgimento da epidemia, na década de 1980, cerca de 25 milhões de pessoas morreram em decorrência da Aids. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 180 mil pessoas recebem o tratamento de AIDS fornecido pela entidade e distribuído na rede pública. Estima-se que 600 mil pessoas no Brasil vivem com o HIV ou já tenham desenvolvido a doença.
da redação com informações da Secretaria Municipal de Saúde