A Secretaria de Saúde (SMS) informou que desde o dia 07 de fevereiro, cinco unidades de saúde estão realizando a coleta de exame de sangue, fezes e urina dentro das próprias unidades. A iniciativa tem como objetivo descentralizar o atendimento em Sete Lagoas.
Segundo o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Jorge Corrêa Neto, a saúde está passando por modificações para melhorar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa descentralização foi realizada com o propósito de melhorar o acesso dos pacientes à coleta de exames, sem que eles necessitem se locomover até o centro da cidade”, explicou o secretário.
Segundo informado pela secretaria de saúde, a intenção é que as coletas sejam realizadas diariamente em todas as unidades; principalmente para desafogar o o atendimento feito no Laboratório Municipal Dr. Pedro Lanza.
A urgência e emergência laboratorial do HM também não será mais realizada no Pedro Lanza. A partir de agora o serviço passará a ser realizado no laboratório municipal que funciona dentro do HM. Com isso, o Pedro Lanza realizará a urgência e emergência apenas dos pacientes do PA Central e Belo Vale.
Outra medida anuciada é que Pronto Atendimento Caio Lucius de Oliveira Filho, também conhecido como PA Belo Vale, vai ganhar um posto de coleta fixo, previsto para ser implantado no próximo mês de março.
Este posto de coleta será aparelhado para realização dos exames de triagem da Dengue e os resultados liberados em no máximo 10 minutos após a coleta da amostra. Confira o endereço dos postos de coleta abaixo:
da redação com informações da Secretaria de Saúde