A postura relaxada ao sentar é apontada como uma das principais causas de dor na coluna. Professores nos mandavam ficar super retos nas carteiras, fisioterapeutas invadiram fábricas mostrando a postura ideal para os funcionários. Cadeiras ideais, rolos lombares, análises geométricas, tudo foi usado e vendido para termos uma postura ideal. Mas ela existe? E é eficaz para a prevenção de dores na coluna?

Os estudos avançaram e atualmente o conceito não é procurar uma postura ideal e sim não ficar na mesma postura por muito tempo. Ficar numa mesma posição pode sobrecarregar articulações, como a coluna, joelho ou quadril. Nossas articulações precisam de movimento para manter uma lubrificação ideal.
A ideia da postura ideal nos tornou hipervigilantes, proporcionando uma tensão muscular e psíquica desnecessária. Estamos ficando rígidos procurando o modo ideal para agachar, para trocar um galão de água mineral. Uma coluna saudável é aquela que executa o movimento completo para todas as direções. Para isto, temos que movimentá-la em equilíbrio para as direções que ela foi projetada. A coluna não é frágil.
A manutenção da postura ereta pode ser usada como uma linha de tratamento, mas não como prevenção. A melhor prevenção sempre será se manter ativo fisicamente, manter um peso saudável, não fumar, dormir bem e cuidar da saúde mental.
Então, a melhor postura é a próxima! Começou a ficar desconfortável, mude de postura. Evite ficar sentado no ambiente de trabalho por muito tempo, evite maratonar em séries no sofá todo o fim de semana. Espreguice, se movimente, ande, corra, ficar parado não é opção.