A depressão é uma desordem na saúde mental altamente incapacitante, associada com redução da qualidade de vida, dependência medicamentosa e mortalidade. Afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo (4,4% da população).

Dois terços dos pacientes não recebem tratamento adequado. Psicoterapia é eficaz para 50% dos casos. Antidepressivos são usados, mas seus efeitos colaterais são inevitáveis.
Exercícios são indicados pelas principais diretrizes mundiais (WHO/NICE). A atividade física regular é um aliado essencial na luta dessa patologia, sem contra-indicação e efeitos colaterais. Exercícios em grupo de moderada intensidade e exercícios aeróbicos parecem ser os mais efetivos.
A atividade física melhora a depressão por meio de vários mecanismos neuromoleculares, incluindo aumento da expressão de fatores neurotróficos, aumento da disponibilidade de serotonina e norepinefrina, regulação da atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e redução da inflamação sistêmica. Mas você não precisar decorar isso, ok? Só precisa se movimentar.
Tente se movimentar, chame seus amigos, aceite convites. Siga pessoas que gostam de atividade física. Ofereça ao seu corpo e ao seu cérebro o MOVIMENTO! Isso pode mudar a sua vida!