Como andam seus laços sociais? Estão frouxos, bambos ou bem ajustados? Falar de saúde mental é trazer uma reflexão também de como anda a qualidade de nossas relações, tanto em casa, com amigos e no trabalho. Não basta falarmos: conta comigo (no setembro amarelo) e em todo o ano, nos perdermos dos nossos laços diários.
Ser humano é sobre afeto, abraço, afago. Saúde mental é também observarmos nossas relações e cuidado com o outro. Queremos ser ouvidos, queremos falar, queremos contar com outro para falarmos de nós, mas não damos esse tempo para o outro. Às vezes, o tempo é dado mais aos nossos celulares e séries ao invés de um pequeno tempo de café, sorriso e abraço.
Ser humano e saúde mental é sobre abraçar se sentir o coração do outro. Talvez isso não seja absolutamente um tema teórico e científico aqui. Pois bem! A ideia é essa mesmo: mais realidade e verdades sobre nossa vida diária.
A vida acontece no agora!
Quando chegamos em casa e vemos nosso cachorro, gato ou aquela pessoa que vive com você. Será que estamos esperando chegar em casa e não ver mais essa pessoa para reconhecer esse amor e a importância do laço social para que eles não se tornem tão frouxos, bambos?
Pois é!!!
Como anda a saúde mental dos nossos laços de amor e afeto na nossa sociedade?
Ah… nós fazemos parte dessa sociedade e falar sobre isso é falar sobre o que nos causa saúde ou adoecimento. E aí? Vai fazer laço ou deslaço?
Abrace ou ligue para alguém que você não conversa há muito tempo, enquanto há tempo.
Juliana A. M do Canto, psicóloga.
CRP 04.49479
Instagram @julianacantopsi
(31) 9 9632 – 0964
E-mail: psicologajulianacanto@gmail.com
Ver essa foto no Instagram