No artigo da semana passada, quando falamos de presença digital, prometi falar mais sobre como melhorar o posicionamento nas buscas. É o que pretendo fazer neste artigo, dividido em cinco partes. Nessa semana faremos uma análise preliminar da presença digital da empresa, dos concorrentes, determinaremos objetivos e analisaremos a estrutura do seu site. Depois falaremos de escolha de palavras-chave, otimização do site, monitoramento do posicionamento nas buscas e, concluindo, falaremos de controles e ajustes.
Nossa sede por conhecimento, pelo saber, por atender nossas necessidades, nos leva sempre a realizar buscas. Seja para estudo, no trabalho, para comprar, para matar nossa curiosidade ou conhecer pessoas, estamos sempre buscando nas mais diferentes fontes. No ambiente digital, porém, reina soberano o Google, o site mais acessado do mundo. Mais de 50 mil pesquisas são realizadas a cada segundo por meio do “Chuck Norris” das buscas, segundo ranking divulgado pela Alexa – serviço da Amazon que mede visitas a sites. Apenas no Brasil o Google é responsável por mais de 96% das buscas. A segunda busca mais acessada é a do YouTube, também do Google.
Mas você já se perguntou como as pessoas encontram sua marca, empresa, produto ou serviço na internet? Claro que uma minoria ínfima sabe o endereço do seu site ou sua página no Facebook. A grande maioria busca primeiro no Google. E será que você é encontrado mais facilmente do que seu concorrente? Felizmente existem várias estratégias, umas gratuitas e outras pagas, umas rápidas e outras mais demoradas, para melhorar seu posicionamento no gigante das buscas.
Antes, porém, é aconselhável elaborar um Plano de Marketing de Busca que envolva as áreas de TI e de Marketing da empresa. Ao analisar as páginas/site a otimizar, devemos determinar os objetivos, analisando também a concorrência, o mercado e nossa situação interna. Dentre os objetivos mais comuns, estão aumentar acessos ao site, aumentar visitantes únicos, aumentar retorno das visitas, aumentar base de cadastro, inscrições em um evento, se tornar referência em determinado assunto, aumentar as vendas, etc. Cada objetivo desse poderá demandar ações diferentes ao longo do tempo em vigor do plano.
Por exemplo: se o objetivo for aumentar cadastros, todo o nosso conteúdo deverá ser voltado para fazer com que a pessoa se inscreva, seja realizando uma promoção, um sorteio, dando um desconto ou prometendo um conteúdo exclusivo (Inbound Marketing). Se o objetivo for aumentar a quantidade de páginas vistas, uma sugestão é redistribuir melhor o conteúdo entre as páginas, criar álbuns de fotos, etc. Já se o objetivo for aumentar o retorno das visitas, atualize o site periodicamente, postando trechos de um mesmo conteúdo ao longo do tempo como um seriado (e como estou fazendo com este artigo), monitore os assuntos das páginas mais acessadas e volte a falar desses assuntos, envie newsletters, entre outras ações. Agora se o objetivo for gerar vendas, o foco deve ser em ótimas fotos, vídeos, depoimentos, landing pages atrativas, apelos visuais, publieditoriais em outros sites/blogs, descontos e, claro, investimento em Adwords (anúncios pagos no Google – falaremos mais disso depois).
Minha sugestão: não comece abraçando tudo de uma vez. Vá cumprindo objetivo por objetivo, mês a mês. Inicie identificando o que seu público-alvo gosta quando faz uma pesquisa e tente encaixar seu produto/serviço, sua marca/empresa, no que as pessoas buscam. A partir daí, vá gerando conteúdo importante sobre isso. Ao gerar conteúdo de qualidade, você cria relevância para o Google e ele te premia com melhores posições nas buscas. Faça um benchmark e veja quem está criando conteúdos bacanas na sua área para se inspirar. Você pode pensar que seu concorrente sete-lagoano não está fazendo, mas não se esqueça que, com a internet, os limites geográficos ruíram. Você concorre com o mundo!
Na próxima semana falarei mais sobre a seleção de palavras-chave, fundamentais para ter um bom posicionamento. Até lá!
Marcelo Sander – @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.